A modelagem ou simulação computacional tem se mostrado efetiva no ensino e aprendizagem de Ciências. O uso dessa tecnologia, que embora venha atingindo bons resultados, nem sempre é bem aceita pela comunidade escolar. O presente trabalho discute a possibilidade da utilização do software Modellus no ensino de Física, mostrando que é possível o uso de tecnologias sem a necessidade do conhecimento de programação. Por meio deste, o intuito foi investigar como se dá a apropriação de conceitos físicos através de sua utilização. Para atingir esse objetivo aplicamos em duas turmas de 2° ano de ensino médio uma aula sobre pêndulo simples, de forma que na primeira turma a aula foi ministrada sem o uso de recursos tecnológicos, e na segunda utilizamos o Modellus para realizar a simulações. A proposta foi aplicada em uma escola da rede pública localizada no município de Pesqueira-PE. O processo metodológico visou contribuir para a construção do diálogo com os estudantes de forma que houvesse o máximo de interação e troca de conhecimentos entre eles. Antes da realização das intervenções aplicamos um teste de nivelamento nas duas turmas para que os resultados não fossem tendenciosos quanto à utilização do Modellus nas aulas. Como instrumento de avaliação, utilizamos uma atividade elaborada através da simulação a ser trabalhada com o software. Após o tratamento dos resultados identificamos que as duas turmas tiveram um bom desempenho nas atividades, entretanto a turma na qual utilizamos o Modellus apresentou melhores resultados tanto na resolução dos cálculos quanto na compreensão dos conceitos físicos.