INTRODUÇÃO: Este trabalho objetiva apresentar o resultado da formação continuada desenvolvida pelo projeto de extensão “EDUCARTE”, com professores de Arte Educação das escolas municipais na cidade de Cajazeiras – PB. Problematizou-se, sobretudo, os aspectos didático-pedagógicos e a relevância metodológica do “Plano de Curso Programático Coletivo” reelaborado nas oficinas e reuniões do projeto, o qual será trabalhado, sistematicamente, em sala de aula, pelos referidos professores, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de suas práticas docentes e potencializar práticas artísticas e culturais no processo de ensino-aprendizagem de arte em suas diferentes linguagens. METODOLOGIA: As atividades foram desenvolvidas por meio da pesquisa-ação, de modo que, a partir das experiências dos professores, buscou-se ampliar o universo teórico-metodológico e a qualificação dos mesmos. RESULTADOS: A arte na escola não é vista com a mesma importância dada às outras disciplinas e seus professores possuem uma formação incipiente, pois muitos que ensinam arte não são formados nesta área de conhecimento, existindo certa rotatividade, já que ensinar artes, geralmente, significa complementar carga horária. CONCLUSÃO: A falta de uma formação profissional adequada muitas desqualifica o processo de ensino e aprendizagem da arte embora esta seja uma disciplina de suma importância para a formação do aluno, como um ser social e cidadão.