Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: APRENDER A PESQUISAR FAZENDO PESQUISA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, PESQUISA, FORMAÇÃO ACADÊMICA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20011
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1727
    "inscrito_id" => 2958
    "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: APRENDER A PESQUISAR FAZENDO PESQUISA"
    "resumo" => "O presente artigo contempla uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a prática da pesquisa na construção do conhecimento voltado ao aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica, ressaltando o importante papel que esta pode acrescentar à formação profissional dos discentes, bem como, envolver o aprender como uma ação contínua e o pesquisar como um saber essencial. O olhar sobre essa perspectiva permitiu compreender que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento abrangendo métodos de investigação científica e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que alcancem exatamente o que o sujeito estava procurando. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de uma análise e interpretação de diversos eixos sobre o tema, caracterizando a importância de pensar sobre a ação da pesquisa em um contexto de formação de profissionais da educação. Desta forma, apresentamos como o objetivo deste artigo a compreensão das trajetórias de buscas de aprendizagem na realização de pesquisas durante a formação acadêmica. Após uma breve discussão sobre o tema inferimos que a pesquisa é uma atividade de construção que envolve necessariamente prática e saberes que alcancem precisamente o que o se estava procurando, podendo levar essa construção além do esperado. É preciso disseminar os conceitos de pesquisa científica, com o fim de formarmos profissionais mais críticos e produtores de novos conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PESQUISA, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2958_15082016134604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA FELIX"
    "autor_email" => "mari.felix.silva@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20011
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1727
    "inscrito_id" => 2958
    "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: APRENDER A PESQUISAR FAZENDO PESQUISA"
    "resumo" => "O presente artigo contempla uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a prática da pesquisa na construção do conhecimento voltado ao aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica, ressaltando o importante papel que esta pode acrescentar à formação profissional dos discentes, bem como, envolver o aprender como uma ação contínua e o pesquisar como um saber essencial. O olhar sobre essa perspectiva permitiu compreender que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento abrangendo métodos de investigação científica e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que alcancem exatamente o que o sujeito estava procurando. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de uma análise e interpretação de diversos eixos sobre o tema, caracterizando a importância de pensar sobre a ação da pesquisa em um contexto de formação de profissionais da educação. Desta forma, apresentamos como o objetivo deste artigo a compreensão das trajetórias de buscas de aprendizagem na realização de pesquisas durante a formação acadêmica. Após uma breve discussão sobre o tema inferimos que a pesquisa é uma atividade de construção que envolve necessariamente prática e saberes que alcancem precisamente o que o se estava procurando, podendo levar essa construção além do esperado. É preciso disseminar os conceitos de pesquisa científica, com o fim de formarmos profissionais mais críticos e produtores de novos conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PESQUISA, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2958_15082016134604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA FELIX"
    "autor_email" => "mari.felix.silva@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo contempla uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a prática da pesquisa na construção do conhecimento voltado ao aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica, ressaltando o importante papel que esta pode acrescentar à formação profissional dos discentes, bem como, envolver o aprender como uma ação contínua e o pesquisar como um saber essencial. O olhar sobre essa perspectiva permitiu compreender que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento abrangendo métodos de investigação científica e práticas para a formação de indivíduos com autonomia, competência e, sobretudo, saberes que alcancem exatamente o que o sujeito estava procurando. O estudo realizado para a elaboração deste artigo, foi desenvolvido pelas características de uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de uma análise e interpretação de diversos eixos sobre o tema, caracterizando a importância de pensar sobre a ação da pesquisa em um contexto de formação de profissionais da educação. Desta forma, apresentamos como o objetivo deste artigo a compreensão das trajetórias de buscas de aprendizagem na realização de pesquisas durante a formação acadêmica. Após uma breve discussão sobre o tema inferimos que a pesquisa é uma atividade de construção que envolve necessariamente prática e saberes que alcancem precisamente o que o se estava procurando, podendo levar essa construção além do esperado. É preciso disseminar os conceitos de pesquisa científica, com o fim de formarmos profissionais mais críticos e produtores de novos conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.