Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATO DE CASO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUÍMICA, ENEM, INTERAÇÃO PEDAGÓGICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20125
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2910
    "inscrito_id" => 3313
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATO DE CASO"
    "resumo" => "A evolução dos recursos tecnológicos e o crescente aumento dos afazeres diários faz com que a busca por instituições de ensino a distância seja cada vez maior, devido sua flexibilidade de horário, facilidade de acesso aos conteúdos e praticidade no manuseio do ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. No Brasil, essa modalidade se iniciou nos anos 60, com o rádio, televisão e correspondências, assim como os primeiros passos para a regulamentação da EaD. Atualmente não há como falar neste assunto sem associá-la com a internet e as tecnologias de informação, pois são elas que trazem maior eficácia no ensino a distância, contribuindo para quebrar barreiras, expandindo as fronteiras da educação e atingindo um número cada vez maior de pessoas. O objetivo deste trabalho é apresentar estudos preliminares de um curso de formação de educadores para a prática experimental em laboratórios de Ciências e processos de tutoria em um curso a distância. A capacitação dos educadores para o trabalho experimental visa facilitar o entendimento do conteúdo por parte do docente, além de aumentar o desenvolvimento da capacidade comunicativa do educador para a aprendizagem significativa. Apresentamos um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, implementando as atividades experimentais com a tutoria online, abordando assuntos inerentes à demonstração de experimentos contextualizados com questões do ENEM. Ao final realizamos uma avaliação do aproveitamento do curso, que teve duração de dois meses, com 100 horas totais, sendo 80h no ambiente virtual e 20h em caráter presencial, onde foram realizadas as atividades experimentais outrora relatadas no ambiente virtual de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUÍMICA, ENEM, INTERAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3313_17082016195214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "TÚLIO"
    "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20125
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2910
    "inscrito_id" => 3313
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA: RELATO DE CASO"
    "resumo" => "A evolução dos recursos tecnológicos e o crescente aumento dos afazeres diários faz com que a busca por instituições de ensino a distância seja cada vez maior, devido sua flexibilidade de horário, facilidade de acesso aos conteúdos e praticidade no manuseio do ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. No Brasil, essa modalidade se iniciou nos anos 60, com o rádio, televisão e correspondências, assim como os primeiros passos para a regulamentação da EaD. Atualmente não há como falar neste assunto sem associá-la com a internet e as tecnologias de informação, pois são elas que trazem maior eficácia no ensino a distância, contribuindo para quebrar barreiras, expandindo as fronteiras da educação e atingindo um número cada vez maior de pessoas. O objetivo deste trabalho é apresentar estudos preliminares de um curso de formação de educadores para a prática experimental em laboratórios de Ciências e processos de tutoria em um curso a distância. A capacitação dos educadores para o trabalho experimental visa facilitar o entendimento do conteúdo por parte do docente, além de aumentar o desenvolvimento da capacidade comunicativa do educador para a aprendizagem significativa. Apresentamos um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, implementando as atividades experimentais com a tutoria online, abordando assuntos inerentes à demonstração de experimentos contextualizados com questões do ENEM. Ao final realizamos uma avaliação do aproveitamento do curso, que teve duração de dois meses, com 100 horas totais, sendo 80h no ambiente virtual e 20h em caráter presencial, onde foram realizadas as atividades experimentais outrora relatadas no ambiente virtual de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUÍMICA, ENEM, INTERAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3313_17082016195214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "TÚLIO"
    "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A evolução dos recursos tecnológicos e o crescente aumento dos afazeres diários faz com que a busca por instituições de ensino a distância seja cada vez maior, devido sua flexibilidade de horário, facilidade de acesso aos conteúdos e praticidade no manuseio do ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. No Brasil, essa modalidade se iniciou nos anos 60, com o rádio, televisão e correspondências, assim como os primeiros passos para a regulamentação da EaD. Atualmente não há como falar neste assunto sem associá-la com a internet e as tecnologias de informação, pois são elas que trazem maior eficácia no ensino a distância, contribuindo para quebrar barreiras, expandindo as fronteiras da educação e atingindo um número cada vez maior de pessoas. O objetivo deste trabalho é apresentar estudos preliminares de um curso de formação de educadores para a prática experimental em laboratórios de Ciências e processos de tutoria em um curso a distância. A capacitação dos educadores para o trabalho experimental visa facilitar o entendimento do conteúdo por parte do docente, além de aumentar o desenvolvimento da capacidade comunicativa do educador para a aprendizagem significativa. Apresentamos um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, implementando as atividades experimentais com a tutoria online, abordando assuntos inerentes à demonstração de experimentos contextualizados com questões do ENEM. Ao final realizamos uma avaliação do aproveitamento do curso, que teve duração de dois meses, com 100 horas totais, sendo 80h no ambiente virtual e 20h em caráter presencial, onde foram realizadas as atividades experimentais outrora relatadas no ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.