Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: LÚDICO, SÍNDROME DE ASPERGER, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20129
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2031
    "inscrito_id" => 7946
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "A presente pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC apresentado para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas- ICSEZ/Parintins. Tendo por objetivo geral: Reconhecer a utilização do lúdico na prática pedagógica de um aluno com Síndrome de Asperger. Por objetivos específicos: observar como a escola trabalha com o aluno; descrever a importância da utilização do lúdico na prática pedagógica e selecionar atividades lúdicas que contribui na interação social, comunicação e comportamento do aluno. Entende-se que o uso do lúdico na prática pedagógica, possibilita uma aprendizagem significativa, pois a partir do brincar desenvolve-se habilidade, o qual auxilia no amadurecimento cognitivo, afetivo, social e linguístico. Neste pensar, a capacitação dos profissionais da educação para estas atividades torna-se importante na construção do conhecimento da criança. Assim, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, para tornar o aprendizado dessa clientela mais eficaz e prazerosa, levando o aluno a ser participante da construção do próprio saber, criando assim, um significado verdadeiro no processo de ensino e aprendizagem do aluno com Síndrome de Asperger no ensino regular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, SÍNDROME DE ASPERGER, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID7946_15082016190245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE MELO COELHO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO"
    "autor_email" => "nanda_rizzat@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20129
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2031
    "inscrito_id" => 7946
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "A presente pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC apresentado para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas- ICSEZ/Parintins. Tendo por objetivo geral: Reconhecer a utilização do lúdico na prática pedagógica de um aluno com Síndrome de Asperger. Por objetivos específicos: observar como a escola trabalha com o aluno; descrever a importância da utilização do lúdico na prática pedagógica e selecionar atividades lúdicas que contribui na interação social, comunicação e comportamento do aluno. Entende-se que o uso do lúdico na prática pedagógica, possibilita uma aprendizagem significativa, pois a partir do brincar desenvolve-se habilidade, o qual auxilia no amadurecimento cognitivo, afetivo, social e linguístico. Neste pensar, a capacitação dos profissionais da educação para estas atividades torna-se importante na construção do conhecimento da criança. Assim, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, para tornar o aprendizado dessa clientela mais eficaz e prazerosa, levando o aluno a ser participante da construção do próprio saber, criando assim, um significado verdadeiro no processo de ensino e aprendizagem do aluno com Síndrome de Asperger no ensino regular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, SÍNDROME DE ASPERGER, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID7946_15082016190245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE MELO COELHO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA MELO"
    "autor_email" => "nanda_rizzat@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A presente pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC apresentado para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas- ICSEZ/Parintins. Tendo por objetivo geral: Reconhecer a utilização do lúdico na prática pedagógica de um aluno com Síndrome de Asperger. Por objetivos específicos: observar como a escola trabalha com o aluno; descrever a importância da utilização do lúdico na prática pedagógica e selecionar atividades lúdicas que contribui na interação social, comunicação e comportamento do aluno. Entende-se que o uso do lúdico na prática pedagógica, possibilita uma aprendizagem significativa, pois a partir do brincar desenvolve-se habilidade, o qual auxilia no amadurecimento cognitivo, afetivo, social e linguístico. Neste pensar, a capacitação dos profissionais da educação para estas atividades torna-se importante na construção do conhecimento da criança. Assim, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, para tornar o aprendizado dessa clientela mais eficaz e prazerosa, levando o aluno a ser participante da construção do próprio saber, criando assim, um significado verdadeiro no processo de ensino e aprendizagem do aluno com Síndrome de Asperger no ensino regular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.