Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGENS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO DA ETSC/UFCG

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSVESALIDADE, INTERDISCIPLINALIDADE Pôster (PO) Educação Ambiental
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

É fato perceptível a necessidade de atividades educacionais geridas nas escolas sobre Educação Ambiental. Partindo deste pressuposto, o presente estudo foi realizado na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, que objetivou averiguar se a Educação Ambiental está sendo trabalhada pelos professores do Ensino Médio de forma a atender as demandas da educação atual no tinge as temáticas ambientais. Partindo de observações constitutivas e reconhecendo, que em se tratando de Educação Ambiental, existe um déficit no que se refere às práticas adotadas nas escolas de educação básica, que deveriam ser essencialmente coerentes com os novos paradigmas da sociedade atual, o estudo quer considerar que, uma Educação Ambiental eficiente seja aquela que possibilita o desenvolvimento da consciência ambiental e, de certa maneira, que os professores do ensino básico tenha como articular a temática ambiental em suas disciplinas, por meio de ações de transversalidade e interdisciplinaridade. Tais ações podem ser expressas de forma lúdica, crítica e contextualizada, mas inseridas no ambiente de vivência dos alunos, não se restringindo apenas a introduzir novos elementos as velhas práticas de ensino. Observou-se, no estudo preliminar, que não há um ensino constitutivo de Educação Ambiental nas disciplinas do currículo escolar da ETSC/UFCG, quando este deveria se processar de maneira transversal em todas as disciplinas. Uma grande parte dos discentes não possuem boa compreensão sobre Educação Ambiental, oque parece ser, na maioria das vezes, erroneamente associado à ideia adestramento ambiental, que não condiz com a proposta da Educação Ambiental crítica, ou seja, com fins de promover uma reflexão de relação entre o ser humano e meio ambiente. Esses dados possuem uma grande importância no diagnóstico do ensino, possibilitando o desenvolvimento de ações futuras, que atendam as demandas vigentes no processo de ensino, tendo em vista que este é um processo contínuo e coletivo em uma constante evolução e, a Educação Ambiental, como parte desse processo, deve buscar formas se adequar aos novos paradigmas da sociedade atual.

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