MOHR, Matheus Fernando et al.. Agroecologia e seu potencial educativo. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20173>. Acesso em: 05/10/2024 21:43
O presente artigo trata de um estudo teórico buscando apresentar e discutir as dificuldades do atual contexto da agricultura na perspectiva da sustentabilidade, tendo como base a agroecologia. Visa estabelecer diálogos entre os diversos elementos que compõe a imbricada relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, buscando uma perspectiva dialética de análise. Discorre sobre aspectos históricos da agricultura relacionando-os com os modelos de produção experimentados na humanidade. De forma mais específica, apresenta elementos em torno da constituição social e econômica do Brasil, que cumpre papel estratégico na produção agrícola baseada na monocultura para exportação e na concentração fundiária. Estes elementos são importantes para problematizar a ideia de sustentabilidade utilizando o conceito de “falha metabólica”. O ser humano faz parte da natureza e ao transformá-la também se modifica; portanto, é preciso considerar o caráter de interdependência entre os fatores naturais e sociais que por sua vez instauram determinadas mediações econômicas, políticas, tecnológicas e científicas na vida em sociedade, apresentando avanços, limites e contradições em vista da manutenção da vida em geral e de sua sustentabilidade. O conjunto desta discussão tem como intencionalidade levantar argumentos e problematizar o atual modo de organização da vida, visando contribuir com reflexões e debates no contexto educacional. As ponderações apresentadas reiteram a necessidade de aprofundamento teórico em torno das temáticas envolvidas, bem como apontam para os desafios na construção de novas práticas científicas e produtivas que possibilitem um reencontro entre o ser humano e a natureza nas mediações inerentes à produção e reprodução da vida.