Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COMO DISPOSITIVOS DE REABILITAÇÃO QUÍMICA: SABERES E FAZERES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS, REABILITAÇÃO QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Pôster (PO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20183
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3551
    "inscrito_id" => 7515
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COMO DISPOSITIVOS DE REABILITAÇÃO QUÍMICA: SABERES E FAZERES"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivido na disciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, integrante do currículo do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. A proposta de estender a disciplina curricular à prática docente enquanto professor(a) alfabetizador(a) ancora-se na perspectiva de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo, alargar a disciplina promovendo concomitantemente a socialização de conhecimentos, vivências acadêmicas de alfabetização e letramento digital com educandos Jovens e Adultos que se encontram em um centro de reabilitação de dependência química. O projeto buscou integralizar conhecimentos do cotidiano dos alunos e atividades propostas tendo como enfoque a perspectiva de alfabetização e apropriação da língua materna numa relação de sentido e a partir da realidade social dos educandos, considerando suas hipóteses sobre a língua. O projeto propiciou a todos os envolvidos (professores e alunos) reconhecerem e valorizarem a importância da educação, privilegiando o enfoque da alfabetização que possibilita o letramento, propiciando de forma multidisciplinar a percepção da importância da alfabetização para a reintegração social, inserindo temas como a ética, formação política, desenvolvimento humano, economia, meio ambiente, pluralidade, cultura, saúde, segurança, entre outros. Os resultados foram muito significativos, pois além de ensinar, aprendemos e apreendemos a dimensão prática, os saberes de professores alfabetizadores, além de termos contribuído com o processo de letramento dos sujeitos envolvidos na experiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS, REABILITAÇÃO QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID7515_19082016184520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULLIA CRISTINA MULATO VENANCIO"
    "autor_nome_curto" => "GIULLIA MULATO"
    "autor_email" => "giulliamulato@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20183
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3551
    "inscrito_id" => 7515
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COMO DISPOSITIVOS DE REABILITAÇÃO QUÍMICA: SABERES E FAZERES"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivido na disciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, integrante do currículo do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. A proposta de estender a disciplina curricular à prática docente enquanto professor(a) alfabetizador(a) ancora-se na perspectiva de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo, alargar a disciplina promovendo concomitantemente a socialização de conhecimentos, vivências acadêmicas de alfabetização e letramento digital com educandos Jovens e Adultos que se encontram em um centro de reabilitação de dependência química. O projeto buscou integralizar conhecimentos do cotidiano dos alunos e atividades propostas tendo como enfoque a perspectiva de alfabetização e apropriação da língua materna numa relação de sentido e a partir da realidade social dos educandos, considerando suas hipóteses sobre a língua. O projeto propiciou a todos os envolvidos (professores e alunos) reconhecerem e valorizarem a importância da educação, privilegiando o enfoque da alfabetização que possibilita o letramento, propiciando de forma multidisciplinar a percepção da importância da alfabetização para a reintegração social, inserindo temas como a ética, formação política, desenvolvimento humano, economia, meio ambiente, pluralidade, cultura, saúde, segurança, entre outros. Os resultados foram muito significativos, pois além de ensinar, aprendemos e apreendemos a dimensão prática, os saberes de professores alfabetizadores, além de termos contribuído com o processo de letramento dos sujeitos envolvidos na experiência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS, REABILITAÇÃO QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID7515_19082016184520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULLIA CRISTINA MULATO VENANCIO"
    "autor_nome_curto" => "GIULLIA MULATO"
    "autor_email" => "giulliamulato@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivido na disciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, integrante do currículo do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. A proposta de estender a disciplina curricular à prática docente enquanto professor(a) alfabetizador(a) ancora-se na perspectiva de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo, alargar a disciplina promovendo concomitantemente a socialização de conhecimentos, vivências acadêmicas de alfabetização e letramento digital com educandos Jovens e Adultos que se encontram em um centro de reabilitação de dependência química. O projeto buscou integralizar conhecimentos do cotidiano dos alunos e atividades propostas tendo como enfoque a perspectiva de alfabetização e apropriação da língua materna numa relação de sentido e a partir da realidade social dos educandos, considerando suas hipóteses sobre a língua. O projeto propiciou a todos os envolvidos (professores e alunos) reconhecerem e valorizarem a importância da educação, privilegiando o enfoque da alfabetização que possibilita o letramento, propiciando de forma multidisciplinar a percepção da importância da alfabetização para a reintegração social, inserindo temas como a ética, formação política, desenvolvimento humano, economia, meio ambiente, pluralidade, cultura, saúde, segurança, entre outros. Os resultados foram muito significativos, pois além de ensinar, aprendemos e apreendemos a dimensão prática, os saberes de professores alfabetizadores, além de termos contribuído com o processo de letramento dos sujeitos envolvidos na experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.