ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DA EJA E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR COM O FOCO NO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20217 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2341 "inscrito_id" => 5420 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DA EJA E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR COM O FOCO NO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS" "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise da abordagem do campo das grandezas e medidas feitas em duas coleções de livros didáticos, uma voltada para os anos iniciais do ensino fundamental regular e outra destinada aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal objetivo que norteou nossa pesquisa foi de comparar e analisar, em cada coleção, se as atividades de grandezas e medidas permitiam uma relação com as práticas sociais dos alunos, se abordavam o trabalho com estimativas, como as atividades encaminhavam o trabalho com conversões de medidas e o uso de instrumentos de medidas convencionais ou não convencionais e por último se os livros encaminhavam para um trabalho que relacionasse o campo das grandezas e medidas com outros campos da Matemática. Constatamos que existe uma relação das atividades com as práticas sociais, principalmente para os alunos da EJA. O trabalho com estimativa ainda é pouco, comparado com a relevância prática dessa habilidade. Existe certo encaminhamento para o trabalho com instrumentos de medidas convencionais, principalmente, para os alunos da EJA, quase não aparecendo atividades que lidem com instrumentos de medidas não convencionais. O trabalho com conversão de medidas ainda é feito muito mecanicamente, em ambas as coleções, não permitindo uma contextualização, e para finalizar o campo matemático que mais é relacionado nas atividades com grandezas e medidas são os de números e operações e em menor percentual o de geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID5420_16082016174114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLIEL LIMA COUTO" "autor_nome_curto" => "CHARLIEL COUTO" "autor_email" => "charliellima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20217 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2341 "inscrito_id" => 5420 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DA EJA E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR COM O FOCO NO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS" "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise da abordagem do campo das grandezas e medidas feitas em duas coleções de livros didáticos, uma voltada para os anos iniciais do ensino fundamental regular e outra destinada aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal objetivo que norteou nossa pesquisa foi de comparar e analisar, em cada coleção, se as atividades de grandezas e medidas permitiam uma relação com as práticas sociais dos alunos, se abordavam o trabalho com estimativas, como as atividades encaminhavam o trabalho com conversões de medidas e o uso de instrumentos de medidas convencionais ou não convencionais e por último se os livros encaminhavam para um trabalho que relacionasse o campo das grandezas e medidas com outros campos da Matemática. Constatamos que existe uma relação das atividades com as práticas sociais, principalmente para os alunos da EJA. O trabalho com estimativa ainda é pouco, comparado com a relevância prática dessa habilidade. Existe certo encaminhamento para o trabalho com instrumentos de medidas convencionais, principalmente, para os alunos da EJA, quase não aparecendo atividades que lidem com instrumentos de medidas não convencionais. O trabalho com conversão de medidas ainda é feito muito mecanicamente, em ambas as coleções, não permitindo uma contextualização, e para finalizar o campo matemático que mais é relacionado nas atividades com grandezas e medidas são os de números e operações e em menor percentual o de geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID5420_16082016174114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLIEL LIMA COUTO" "autor_nome_curto" => "CHARLIEL COUTO" "autor_email" => "charliellima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }