Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AQUISIÇÃO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA – L1 PARA O SURDO UTILIZANDO COMO RECURSO A LITERATURA VISUAL.

Palavra-chaves: LITERATURA VISUAL, AQUISIÇÃO DE L1., LIBRAS. Comunicação Oral (CO) Educação Especial
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20275
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1092
    "inscrito_id" => 8129
    "titulo" => "AQUISIÇÃO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA – L1 PARA O SURDO UTILIZANDO COMO RECURSO A LITERATURA VISUAL."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo observar o desenvolvimento do ensino de LIBRAS como L1 através da literatura visual e assim, foi observada as aulas que envolvesse a literatura visual para o ensino da LIBRAS como L1 para o aluno surdo, como também a realização de uma aula na Escola Municipal Do Ensino Fundamental Daura Ribeiro da Silva, Pedro Régis-PB, na sala de recursos multifuncional do  Atendimento Educacional Especializado – AEE com  alunos surdos de faixa etária diversificada, para que, dessa maneira, conseguíssemos pesquisar e analisar a problemática, na qual, temos alunos surdos que não tem conhecimentos da LIBRAS na sua vida familiar e utiliza os sinais caseiros como forma de comunicação. Para tanto, foram realizadas algumas atividades que envolvem a literatura visual como recursos para o ensino dessa língua. As experiências vivenciadas deram-nos a oportunidade de ver e sentir a importância que a Literatura-visual tem para a aquisição da primeira língua para alunos surdos e enquanto estudantes  na área  LIBRAS ao qual estamos pesquisando e relatando fotos reais que ajudem a concretizar este trabalho de pesquisa acadêmica, foi possível constatar que o ensino da LIBRAS fica mais prazerosa e com melhores entendimentos utilizando a literatura visual como estratégia para o ensino da L1 para surdo. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Salles (2004), Strobel (2009), Quadros (2000) e Karnopp (2010), dentre outros, aos quais contribuiu para realizarmos a pesquisa de forma descritiva, qualitativa, bibliográfica e de campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LITERATURA VISUAL, AQUISIÇÃO DE L1., LIBRAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID8129_13082016134451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ZILDA"
    "autor_email" => "zilda_natura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CINTEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20275
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1092
    "inscrito_id" => 8129
    "titulo" => "AQUISIÇÃO DA LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA – L1 PARA O SURDO UTILIZANDO COMO RECURSO A LITERATURA VISUAL."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo observar o desenvolvimento do ensino de LIBRAS como L1 através da literatura visual e assim, foi observada as aulas que envolvesse a literatura visual para o ensino da LIBRAS como L1 para o aluno surdo, como também a realização de uma aula na Escola Municipal Do Ensino Fundamental Daura Ribeiro da Silva, Pedro Régis-PB, na sala de recursos multifuncional do  Atendimento Educacional Especializado – AEE com  alunos surdos de faixa etária diversificada, para que, dessa maneira, conseguíssemos pesquisar e analisar a problemática, na qual, temos alunos surdos que não tem conhecimentos da LIBRAS na sua vida familiar e utiliza os sinais caseiros como forma de comunicação. Para tanto, foram realizadas algumas atividades que envolvem a literatura visual como recursos para o ensino dessa língua. As experiências vivenciadas deram-nos a oportunidade de ver e sentir a importância que a Literatura-visual tem para a aquisição da primeira língua para alunos surdos e enquanto estudantes  na área  LIBRAS ao qual estamos pesquisando e relatando fotos reais que ajudem a concretizar este trabalho de pesquisa acadêmica, foi possível constatar que o ensino da LIBRAS fica mais prazerosa e com melhores entendimentos utilizando a literatura visual como estratégia para o ensino da L1 para surdo. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Salles (2004), Strobel (2009), Quadros (2000) e Karnopp (2010), dentre outros, aos quais contribuiu para realizarmos a pesquisa de forma descritiva, qualitativa, bibliográfica e de campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LITERATURA VISUAL, AQUISIÇÃO DE L1., LIBRAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID8129_13082016134451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ZILDA"
    "autor_email" => "zilda_natura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CINTEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo observar o desenvolvimento do ensino de LIBRAS como L1 através da literatura visual e assim, foi observada as aulas que envolvesse a literatura visual para o ensino da LIBRAS como L1 para o aluno surdo, como também a realização de uma aula na Escola Municipal Do Ensino Fundamental Daura Ribeiro da Silva, Pedro Régis-PB, na sala de recursos multifuncional do Atendimento Educacional Especializado – AEE com alunos surdos de faixa etária diversificada, para que, dessa maneira, conseguíssemos pesquisar e analisar a problemática, na qual, temos alunos surdos que não tem conhecimentos da LIBRAS na sua vida familiar e utiliza os sinais caseiros como forma de comunicação. Para tanto, foram realizadas algumas atividades que envolvem a literatura visual como recursos para o ensino dessa língua. As experiências vivenciadas deram-nos a oportunidade de ver e sentir a importância que a Literatura-visual tem para a aquisição da primeira língua para alunos surdos e enquanto estudantes na área LIBRAS ao qual estamos pesquisando e relatando fotos reais que ajudem a concretizar este trabalho de pesquisa acadêmica, foi possível constatar que o ensino da LIBRAS fica mais prazerosa e com melhores entendimentos utilizando a literatura visual como estratégia para o ensino da L1 para surdo. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Salles (2004), Strobel (2009), Quadros (2000) e Karnopp (2010), dentre outros, aos quais contribuiu para realizarmos a pesquisa de forma descritiva, qualitativa, bibliográfica e de campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.