Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PARAÍBA

Palavra-chaves: INGLÊS, ENSINO DE LÍNGUAS, COMPREENSÃO, FRACASSO ESCOLAR Pôster (PO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20312
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 2132
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PARAÍBA"
    "resumo" => "O ensino de Língua inglesa na educação básica tem sido polemizado, em especial na educação pública, mesmo sabendo da importância deste idioma e do seu uso na comunicação internacional. O presente estudo tem como pressuposto a análise das dificuldades de ensino da língua inglesa no contexto do Projovem Urbano em Patos – PB. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, direcionados a 40 alunos e dois professores de línguas, que versavam sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano, sendo complementados por observações in lócus. Os resultados revelaram que os professores enfatizam a importância do componente curricular, mesmo diante das adversidades encontradas no ensino e aprendizagem da Língua inglesa. Ao questionar os alunos sobre o ensino da Língua inglesa no seu cotidiano escolar, 60% reconhecem o seu papel como imprescindível, sendo a escrita (40%) e a leitura (30%) as maiores dificuldades apresentadas e o ouvir (40%) a maior facilidade de aprendizagem do idioma. Portanto, identificar as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano torna-se uma ferramenta valiosa para o professor trabalhar no contexto do aluno, despertando-o o interesse pelo aprendizado, desta forma, contribuindo na sua formação cidadã e a possibilidade de se conhecer e comunicar em mais uma língua."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "INGLÊS, ENSINO DE LÍNGUAS, COMPREENSÃO, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID2132_10082016223549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA"
    "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20312
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 2132
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PARAÍBA"
    "resumo" => "O ensino de Língua inglesa na educação básica tem sido polemizado, em especial na educação pública, mesmo sabendo da importância deste idioma e do seu uso na comunicação internacional. O presente estudo tem como pressuposto a análise das dificuldades de ensino da língua inglesa no contexto do Projovem Urbano em Patos – PB. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, direcionados a 40 alunos e dois professores de línguas, que versavam sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano, sendo complementados por observações in lócus. Os resultados revelaram que os professores enfatizam a importância do componente curricular, mesmo diante das adversidades encontradas no ensino e aprendizagem da Língua inglesa. Ao questionar os alunos sobre o ensino da Língua inglesa no seu cotidiano escolar, 60% reconhecem o seu papel como imprescindível, sendo a escrita (40%) e a leitura (30%) as maiores dificuldades apresentadas e o ouvir (40%) a maior facilidade de aprendizagem do idioma. Portanto, identificar as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano torna-se uma ferramenta valiosa para o professor trabalhar no contexto do aluno, despertando-o o interesse pelo aprendizado, desta forma, contribuindo na sua formação cidadã e a possibilidade de se conhecer e comunicar em mais uma língua."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "INGLÊS, ENSINO DE LÍNGUAS, COMPREENSÃO, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID2132_10082016223549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA"
    "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino de Língua inglesa na educação básica tem sido polemizado, em especial na educação pública, mesmo sabendo da importância deste idioma e do seu uso na comunicação internacional. O presente estudo tem como pressuposto a análise das dificuldades de ensino da língua inglesa no contexto do Projovem Urbano em Patos – PB. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, direcionados a 40 alunos e dois professores de línguas, que versavam sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano, sendo complementados por observações in lócus. Os resultados revelaram que os professores enfatizam a importância do componente curricular, mesmo diante das adversidades encontradas no ensino e aprendizagem da Língua inglesa. Ao questionar os alunos sobre o ensino da Língua inglesa no seu cotidiano escolar, 60% reconhecem o seu papel como imprescindível, sendo a escrita (40%) e a leitura (30%) as maiores dificuldades apresentadas e o ouvir (40%) a maior facilidade de aprendizagem do idioma. Portanto, identificar as maiores dificuldades de ensino e aprendizagem da Língua inglesa no Projovem Urbano torna-se uma ferramenta valiosa para o professor trabalhar no contexto do aluno, despertando-o o interesse pelo aprendizado, desta forma, contribuindo na sua formação cidadã e a possibilidade de se conhecer e comunicar em mais uma língua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.