Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS INFLUÊNCIAS DAS OFICINAS TEATRAIS PARA O GRUPO DE TEATRO QUÍMISTURA, DO CENTRO INTEGRADO PROFESSOR ELISEU VIANA

Palavra-chaves: OFICINAS, TEATRO, QUÍMISTURA Pôster (PO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20324
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1951
    "inscrito_id" => 6085
    "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DAS OFICINAS TEATRAIS PARA O GRUPO DE TEATRO  QUÍMISTURA, DO CENTRO INTEGRADO PROFESSOR ELISEU VIANA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID é um programa desenvolvido pelo Governo Federal através da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), onde atua em instituições federais e estaduais, que tem como principal objetivo incentivar a formação docente e promover interação entre nível superior e a Educação Básica, inserir os licenciados no cotidiano das escolas, entre outros (Edital Capes/Portaria nº260, de 30 de dezembro de 2010). No Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana-CEIPEV, os bolsistas que atuam nesta instituição tem o objetivo de desenvolver distintos projetos como, por exemplo: a música, horta escolar, feira de ciências, oficinas teatrais e o teatro científico. De acordo com Silva(2015), o projeto do teatro científico “QuíMistura” foi implantado na escola em 2013, pelos bolsistas e supervisor. Onde ao decorrer dos anos foram apresentadas peças teatrais, com intuito de repassar conceitos químicos, de uma forma mais didática e lúdica, possibilitando aos alunos participantes e ao público uma aprendizagem sobre esses conceitos. As oficinas teatrais  proporcionam um envolvimento dos alunos efetivos no grupo de teatro científico, fazendo com que os mesmos se desenvolvam em diversos aspectos como, uma melhor dicção, postura, interação em grupo, produção de texto, oratória, desenvoltura e um bom relacionamento em grupo. Diante do exposto o grupo do PIBID de química do CEIPEV pensou em observar e analisar se as oficinas exerciam um papel fundamental no incentivo da participação e no aperfeiçoamento das capacidades dos alunos para o grupo de teatro científico da escola. O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar as influências que as oficinas teatrais podem proporcionar aos alunos no grupo QuíMistura. O projeto “Oficinas Teatrais” foi trabalhado no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana – CEIPEV, o mesmo foi acompanhado pelos bolsistas e supervisor do PIBID de Química. A atividade foi desenvolvida em 5 etapas: Reunião, divulgação, apresentação, aplicação e resultado. Com a aplicação das oficinas teatrais, direcionadas ao grupo de teatro QuíMistura, foi observado uma procura por parte dos alunos, como também um crescimento significativo na curiosidade pelo teatro, visto que elas possuem uma grande importância para o teatro. Concluiu que a partir da aplicação das oficinas teatrais para os alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana fizeram com que os alunos pudessem se aproximar do teatro de forma espontânea e assim permanecer no grupo colaborando e aplicando o que lhe foi ensinado nas oficinas, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "OFICINAS, TEATRO, QUÍMISTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6085_15082016174103.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKAELE OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MIKAELE SOUZA"
    "autor_email" => "mikaeli_1992@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UREN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20324
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1951
    "inscrito_id" => 6085
    "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DAS OFICINAS TEATRAIS PARA O GRUPO DE TEATRO  QUÍMISTURA, DO CENTRO INTEGRADO PROFESSOR ELISEU VIANA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID é um programa desenvolvido pelo Governo Federal através da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), onde atua em instituições federais e estaduais, que tem como principal objetivo incentivar a formação docente e promover interação entre nível superior e a Educação Básica, inserir os licenciados no cotidiano das escolas, entre outros (Edital Capes/Portaria nº260, de 30 de dezembro de 2010). No Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana-CEIPEV, os bolsistas que atuam nesta instituição tem o objetivo de desenvolver distintos projetos como, por exemplo: a música, horta escolar, feira de ciências, oficinas teatrais e o teatro científico. De acordo com Silva(2015), o projeto do teatro científico “QuíMistura” foi implantado na escola em 2013, pelos bolsistas e supervisor. Onde ao decorrer dos anos foram apresentadas peças teatrais, com intuito de repassar conceitos químicos, de uma forma mais didática e lúdica, possibilitando aos alunos participantes e ao público uma aprendizagem sobre esses conceitos. As oficinas teatrais  proporcionam um envolvimento dos alunos efetivos no grupo de teatro científico, fazendo com que os mesmos se desenvolvam em diversos aspectos como, uma melhor dicção, postura, interação em grupo, produção de texto, oratória, desenvoltura e um bom relacionamento em grupo. Diante do exposto o grupo do PIBID de química do CEIPEV pensou em observar e analisar se as oficinas exerciam um papel fundamental no incentivo da participação e no aperfeiçoamento das capacidades dos alunos para o grupo de teatro científico da escola. O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar as influências que as oficinas teatrais podem proporcionar aos alunos no grupo QuíMistura. O projeto “Oficinas Teatrais” foi trabalhado no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana – CEIPEV, o mesmo foi acompanhado pelos bolsistas e supervisor do PIBID de Química. A atividade foi desenvolvida em 5 etapas: Reunião, divulgação, apresentação, aplicação e resultado. Com a aplicação das oficinas teatrais, direcionadas ao grupo de teatro QuíMistura, foi observado uma procura por parte dos alunos, como também um crescimento significativo na curiosidade pelo teatro, visto que elas possuem uma grande importância para o teatro. Concluiu que a partir da aplicação das oficinas teatrais para os alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana fizeram com que os alunos pudessem se aproximar do teatro de forma espontânea e assim permanecer no grupo colaborando e aplicando o que lhe foi ensinado nas oficinas, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "OFICINAS, TEATRO, QUÍMISTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6085_15082016174103.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKAELE OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MIKAELE SOUZA"
    "autor_email" => "mikaeli_1992@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UREN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID é um programa desenvolvido pelo Governo Federal através da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), onde atua em instituições federais e estaduais, que tem como principal objetivo incentivar a formação docente e promover interação entre nível superior e a Educação Básica, inserir os licenciados no cotidiano das escolas, entre outros (Edital Capes/Portaria nº260, de 30 de dezembro de 2010). No Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana-CEIPEV, os bolsistas que atuam nesta instituição tem o objetivo de desenvolver distintos projetos como, por exemplo: a música, horta escolar, feira de ciências, oficinas teatrais e o teatro científico. De acordo com Silva(2015), o projeto do teatro científico “QuíMistura” foi implantado na escola em 2013, pelos bolsistas e supervisor. Onde ao decorrer dos anos foram apresentadas peças teatrais, com intuito de repassar conceitos químicos, de uma forma mais didática e lúdica, possibilitando aos alunos participantes e ao público uma aprendizagem sobre esses conceitos. As oficinas teatrais proporcionam um envolvimento dos alunos efetivos no grupo de teatro científico, fazendo com que os mesmos se desenvolvam em diversos aspectos como, uma melhor dicção, postura, interação em grupo, produção de texto, oratória, desenvoltura e um bom relacionamento em grupo. Diante do exposto o grupo do PIBID de química do CEIPEV pensou em observar e analisar se as oficinas exerciam um papel fundamental no incentivo da participação e no aperfeiçoamento das capacidades dos alunos para o grupo de teatro científico da escola. O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar as influências que as oficinas teatrais podem proporcionar aos alunos no grupo QuíMistura. O projeto “Oficinas Teatrais” foi trabalhado no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana – CEIPEV, o mesmo foi acompanhado pelos bolsistas e supervisor do PIBID de Química. A atividade foi desenvolvida em 5 etapas: Reunião, divulgação, apresentação, aplicação e resultado. Com a aplicação das oficinas teatrais, direcionadas ao grupo de teatro QuíMistura, foi observado uma procura por parte dos alunos, como também um crescimento significativo na curiosidade pelo teatro, visto que elas possuem uma grande importância para o teatro. Concluiu que a partir da aplicação das oficinas teatrais para os alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana fizeram com que os alunos pudessem se aproximar do teatro de forma espontânea e assim permanecer no grupo colaborando e aplicando o que lhe foi ensinado nas oficinas, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.