Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHUVEIRO ELÉTRICO: UMA VISÃO COTIDIANA

Palavra-chaves: CIRCUITOS ELÉTRICOS, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, ENSINO DE FÍSCA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20476
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2650
    "inscrito_id" => 10184
    "titulo" => "CHUVEIRO ELÉTRICO: UMA VISÃO COTIDIANA"
    "resumo" => "O projeto PIBID-física/UFRRJ, como um todo, visa contribuir com professores do ensino médio elaborando materiais instrucionais para exemplificar, e simplificar, os fenômenos físicos presentes no cotidiano do aluno. A estratégia utilizada é a construção de kits experimentais simples que possam abordar de forma lúdica e ilustrativa tais fenômenos a partir de exemplos concretos. Dentro desta perspectiva, planejou-se um kit didático, que aborda o funcionamento de um chuveiro elétrico. Tendo sempre em vista que o kit abrange o tema proposto de forma que, a partir de um exemplo inicial simples, o aluno possa refletir sobre os conceitos lecionados e, com isso, criar pensamentos questionadores sobre os equipamentos elétricos presentes no seu cotidiano. O protótipo foi construído de forma a evidenciar as funções de seus componentes, fornecendo, em tempo real, os dados elétricos de seu funcionamento. Para tal, o aparato experimental construído conta com um medidor digital de consumo de energia elétrica ligado diretamente aos cabos do chuveiro elétrico, um voltímetro e um amperímetro. Com esse dispositivo o experimento mostra como o consumo de energia elétrica é medido e como esse consumo é transformado em valores monetários nas contas de energia elétrica residencial. Para uma demonstração concreta, durante a realização do experimento variou-se a posição da chave seletora do chuveiro de inverno para verão para que sejam observadas as alterações de corrente elétrica, e consequentemente da potência elétrica, já que ambas influenciam no consumo de energia elétrica registrado no medidor. Deste modo, ficará bastante visível para o estudante não só o processo físico concreto relacionado ao consumo de aparelhos ligados à rede elétrica convencional, mas também do funcionamento dos circuitos elétricos que compõem os diversos aparelhos elétricos que utilizamos no dia-a-dia. Ressalte-se que todo o kit experimental foi concebido para que possa ser construído de forma simples utilizando componentes acessíveis e de custo relativamente acessível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIRCUITOS ELÉTRICOS, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, ENSINO DE FÍSCA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10184_17082016143531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO KESSELES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO KESSELE"
    "autor_email" => "marcelo_kesseles@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20476
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2650
    "inscrito_id" => 10184
    "titulo" => "CHUVEIRO ELÉTRICO: UMA VISÃO COTIDIANA"
    "resumo" => "O projeto PIBID-física/UFRRJ, como um todo, visa contribuir com professores do ensino médio elaborando materiais instrucionais para exemplificar, e simplificar, os fenômenos físicos presentes no cotidiano do aluno. A estratégia utilizada é a construção de kits experimentais simples que possam abordar de forma lúdica e ilustrativa tais fenômenos a partir de exemplos concretos. Dentro desta perspectiva, planejou-se um kit didático, que aborda o funcionamento de um chuveiro elétrico. Tendo sempre em vista que o kit abrange o tema proposto de forma que, a partir de um exemplo inicial simples, o aluno possa refletir sobre os conceitos lecionados e, com isso, criar pensamentos questionadores sobre os equipamentos elétricos presentes no seu cotidiano. O protótipo foi construído de forma a evidenciar as funções de seus componentes, fornecendo, em tempo real, os dados elétricos de seu funcionamento. Para tal, o aparato experimental construído conta com um medidor digital de consumo de energia elétrica ligado diretamente aos cabos do chuveiro elétrico, um voltímetro e um amperímetro. Com esse dispositivo o experimento mostra como o consumo de energia elétrica é medido e como esse consumo é transformado em valores monetários nas contas de energia elétrica residencial. Para uma demonstração concreta, durante a realização do experimento variou-se a posição da chave seletora do chuveiro de inverno para verão para que sejam observadas as alterações de corrente elétrica, e consequentemente da potência elétrica, já que ambas influenciam no consumo de energia elétrica registrado no medidor. Deste modo, ficará bastante visível para o estudante não só o processo físico concreto relacionado ao consumo de aparelhos ligados à rede elétrica convencional, mas também do funcionamento dos circuitos elétricos que compõem os diversos aparelhos elétricos que utilizamos no dia-a-dia. Ressalte-se que todo o kit experimental foi concebido para que possa ser construído de forma simples utilizando componentes acessíveis e de custo relativamente acessível."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIRCUITOS ELÉTRICOS, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, ENSINO DE FÍSCA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10184_17082016143531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO KESSELES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO KESSELE"
    "autor_email" => "marcelo_kesseles@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O projeto PIBID-física/UFRRJ, como um todo, visa contribuir com professores do ensino médio elaborando materiais instrucionais para exemplificar, e simplificar, os fenômenos físicos presentes no cotidiano do aluno. A estratégia utilizada é a construção de kits experimentais simples que possam abordar de forma lúdica e ilustrativa tais fenômenos a partir de exemplos concretos. Dentro desta perspectiva, planejou-se um kit didático, que aborda o funcionamento de um chuveiro elétrico. Tendo sempre em vista que o kit abrange o tema proposto de forma que, a partir de um exemplo inicial simples, o aluno possa refletir sobre os conceitos lecionados e, com isso, criar pensamentos questionadores sobre os equipamentos elétricos presentes no seu cotidiano. O protótipo foi construído de forma a evidenciar as funções de seus componentes, fornecendo, em tempo real, os dados elétricos de seu funcionamento. Para tal, o aparato experimental construído conta com um medidor digital de consumo de energia elétrica ligado diretamente aos cabos do chuveiro elétrico, um voltímetro e um amperímetro. Com esse dispositivo o experimento mostra como o consumo de energia elétrica é medido e como esse consumo é transformado em valores monetários nas contas de energia elétrica residencial. Para uma demonstração concreta, durante a realização do experimento variou-se a posição da chave seletora do chuveiro de inverno para verão para que sejam observadas as alterações de corrente elétrica, e consequentemente da potência elétrica, já que ambas influenciam no consumo de energia elétrica registrado no medidor. Deste modo, ficará bastante visível para o estudante não só o processo físico concreto relacionado ao consumo de aparelhos ligados à rede elétrica convencional, mas também do funcionamento dos circuitos elétricos que compõem os diversos aparelhos elétricos que utilizamos no dia-a-dia. Ressalte-se que todo o kit experimental foi concebido para que possa ser construído de forma simples utilizando componentes acessíveis e de custo relativamente acessível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.