Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEBIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE CINEMA E BIOLOGIA NA ESCOLA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Cinema é uma mídia que pode ser inserida nas práticas pedagógicas, pois atualmente são preconizadas propostas da utilização de filmes no processo da educação. Esse recurso didático pode ser utilizado em salas de aulas, de forma interdisciplinar, também entre Cinema e Ciências ou Biologia no ensino básico. Desta forma, objetivou-se neste trabalho analisar o uso do cinema em sala de aula, em uma escola pública da Paraíba. O presente trabalho foi realizado pela equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, Paraíba. O Público alvo consistiu em alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do turno da tarde, totalizando 5 turmas. Foi aplicado um questionário semiestruturado, na qual foram escolhidos aleatoriamente 4 alunos por turma, onde os alunos registraram as diferentes concepções sobre o uso de filmes e documentários em aulas, totalizando 20 participantes e as respostas atribuídas foram analisadas qualitativamente, e trabalhadas em forma textual. As exibições aconteceram na sala de multimídia da referia escola e os documentários eram de curta duração, com assuntos relacionados à Ciências e Biologia, no período de 11 a 27 de novembro de 2015. Pode-se afirmar que, através dessa proposta interdisciplinar os alunos da referida escola tiveram a oportunidade de saírem um pouco das aulas tradicionais, como forma alternativa para visualização e estudo dos filmes e documentários, permitindo uma síntese dos assuntos que foram tratados e também promoveram discussão sobre conceitos científicos, ideias, e também ilustrações. Por fim, conclui-se que foi notório o interesse dos discentes, pois as exibições proporcionaram discussões, que garantem a compreensão e aquisição dos conhecimentos, sendo importante na construção do pensamento crítico e do aprendizado.

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