Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENSÃO DE MULTIPLICAÇÃO DE ESTUDANTES DO 4º, 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Vivemos numa sociedade letrada cujas exigências sociais, econômicas e tecnológicas são cada vez maiores e com um aumento crescente de complexidade, o conhecimento e o desempenho matemático torna-se assim uma exigência cada vez maior passando a dividir com a linguagem escrita um importante papel na resolução de problemas. Esse é um estudo de natureza descritivo com aporte teórico na Psicologia Genética. Foi constituída amostra intencional de 40 estudantes de Escola Estadual, de ambos os sexos. Foram 20 estudantes do 4o ano, 10 do 6o ano e 10 estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental. Para a averiguação das condutas de multiplicação foi utilizada a prova da noção de multiplicação, que permite verificar condutas de multiplicação. Dos 40 estudantes que fizeram a prova da noção de multiplicação, 37 não conseguiram realizar a correspondência múltipla. Chegaram ao resultado correto por procedimentos aditivos sem antecipação do número de ações a fazer. Para conseguir realizar a atividade utilizaram procedimentos empíricos como marcas de contagem. Tiveram muita dificuldade em fazer compensação e/ou antecipação. Não conseguiram avançar nos processos multiplicativos e continuaram realizando adições de adições sem perceberem a operação "n vezes". Tiveram dificuldade de coordenar as três variáveis multiplicando, multiplicador e resultado final. Somente 3 estudantes fizeram compensação exata entre o número de conjuntos e elementos de cada conjunto, de tal forma a realizar todas as composições possíveis no contexto da reversibilidade por inversão e por reciprocidade. Essa investigação abre discussão para questões relacionadas a aprendizagem da operação de multiplicação e as metodologias de ensino.

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