Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA AFRODESCENDENTE NA REALIDADE ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CULTURAS AFRICANA, AFRODESCENDENTE E INDIODESCENDENTE, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) Educação e Relações Étnico-Raciais
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      Este trabalho apresenta a implementação da Educação em Direitos Humanos numa escola municipal da cidade do Ingá- PB através do estudo da cultura intergrada ao nosso modo de vida. Ao abordarmos as diversas contribuições advindas das culturas Afro e Indígena na construção da identidade local fizemos o reconhecimento de nossa própria história onde, resgatamos a história de direitos a partir da realidade de nossa instituição de ensino que foi originalmente criado para separar a educação de meninos e meninas. Nesse sentido,  a formação docente continuada foi imprescindível para tanto, nos planejamentos e formações, contemplamos além das diversas as possibilidades de intervenções pedagógicas a análise da nossa história e cotidiano, com influência Africana, Afrodescendentes e Indiodescendentes, e, com base nas leis 10639/03 e 11645/08 e diretrizes educacionais como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos onde meninos e meninas compartilham experiências culturais de aprendizado como: a capoeira e danças regionais de origens Afro e Indígena. O resultado desse processo, houve reflexão sobre a nossa identidade historicamente construída.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta a implementação da Educação em Direitos Humanos numa escola municipal da cidade do Ingá- PB através do estudo da cultura intergrada ao nosso modo de vida. Ao abordarmos as diversas contribuições advindas das culturas Afro e Indígena na construção da identidade local fizemos o reconhecimento de nossa própria história onde, resgatamos a história de direitos a partir da realidade de nossa instituição de ensino que foi originalmente criado para separar a educação de meninos e meninas. Nesse sentido, a formação docente continuada foi imprescindível para tanto, nos planejamentos e formações, contemplamos além das diversas as possibilidades de intervenções pedagógicas a análise da nossa história e cotidiano, com influência Africana, Afrodescendentes e Indiodescendentes, e, com base nas leis 10639/03 e 11645/08 e diretrizes educacionais como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos onde meninos e meninas compartilham experiências culturais de aprendizado como: a capoeira e danças regionais de origens Afro e Indígena. O resultado desse processo, houve reflexão sobre a nossa identidade historicamente construída.

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