Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL I Pôster (PO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20671
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1906
    "inscrito_id" => 10343
    "titulo" => "DIÁLOGO SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Atualmente, diversos estudos apresentam discussões sobre a importância da execução de estratégias de ensino que desperte e mobilize o interesse do estudante para os conteúdos curriculares ministrados em sala de aula. A partir deste pressuposto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica. O principal objetivo deste trabalho é apresentar estratégias pedagógicas de ensino que visam valorizar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Foi realizada no 2º semestre de 2015 e teve a colaboração de oito professores. Os resultados deste trabalho indicam que alguns professores ainda executam em sala de aula estratégias de ensino embasado no modelo tradicional com a solicitação de atividades individuais ou em equipe. Por outro lado, outros professores relataram que buscam promover em sala aula atividades pedagógicas diversificadas e diferenciadas, tais como, leitura compartilhada, jogos educativos e atividades lúdicas. Por fim, podemos concluir que, apesar dos desafios presentes na escola concernentes à infraestrutura adequada e/ou ausência de material de didático de apoio pedagógico, alguns professores se esforçam em executar atividades pedagógicas diferenciadas e que valorizam a autonomia, participação e criatividade dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA6_ID10343_15082016165648.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO ALVES DO NASCIMENTO "
    "autor_nome_curto" => "CICERO ALVES"
    "autor_email" => "ciceronmt12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO- CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20671
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1906
    "inscrito_id" => 10343
    "titulo" => "DIÁLOGO SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Atualmente, diversos estudos apresentam discussões sobre a importância da execução de estratégias de ensino que desperte e mobilize o interesse do estudante para os conteúdos curriculares ministrados em sala de aula. A partir deste pressuposto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica. O principal objetivo deste trabalho é apresentar estratégias pedagógicas de ensino que visam valorizar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Foi realizada no 2º semestre de 2015 e teve a colaboração de oito professores. Os resultados deste trabalho indicam que alguns professores ainda executam em sala de aula estratégias de ensino embasado no modelo tradicional com a solicitação de atividades individuais ou em equipe. Por outro lado, outros professores relataram que buscam promover em sala aula atividades pedagógicas diversificadas e diferenciadas, tais como, leitura compartilhada, jogos educativos e atividades lúdicas. Por fim, podemos concluir que, apesar dos desafios presentes na escola concernentes à infraestrutura adequada e/ou ausência de material de didático de apoio pedagógico, alguns professores se esforçam em executar atividades pedagógicas diferenciadas e que valorizam a autonomia, participação e criatividade dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA6_ID10343_15082016165648.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO ALVES DO NASCIMENTO "
    "autor_nome_curto" => "CICERO ALVES"
    "autor_email" => "ciceronmt12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO- CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Atualmente, diversos estudos apresentam discussões sobre a importância da execução de estratégias de ensino que desperte e mobilize o interesse do estudante para os conteúdos curriculares ministrados em sala de aula. A partir deste pressuposto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e de inspiração etnográfica. O principal objetivo deste trabalho é apresentar estratégias pedagógicas de ensino que visam valorizar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Foi realizada no 2º semestre de 2015 e teve a colaboração de oito professores. Os resultados deste trabalho indicam que alguns professores ainda executam em sala de aula estratégias de ensino embasado no modelo tradicional com a solicitação de atividades individuais ou em equipe. Por outro lado, outros professores relataram que buscam promover em sala aula atividades pedagógicas diversificadas e diferenciadas, tais como, leitura compartilhada, jogos educativos e atividades lúdicas. Por fim, podemos concluir que, apesar dos desafios presentes na escola concernentes à infraestrutura adequada e/ou ausência de material de didático de apoio pedagógico, alguns professores se esforçam em executar atividades pedagógicas diferenciadas e que valorizam a autonomia, participação e criatividade dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.