Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUSSÕES EM SOLO RONDONIENSE: (RE)PENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR NOS TERRITÓRIOS DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PNEM

Palavra-chaves: PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo mira colocar em cena a formação docente ocorrida em terras rondonienses: “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM”. As reflexões aqui tratadas, ainda que parciais, são um convite para ampliarmos a nossa compreensão sobre este programa de formação continuada nos territórios da Linguagem. Para esta discussão tomamos como fontes de estudo os documentos norteadores do programa e os cadernos de formação oferecidos aos docentes. Uma caracterização sobre o perfil e a organização do programa são apresentados a fim de que possamos entender que o objetivo da formação é tornar a escola como lócus para discussões no campo do currículo. Na sequência apresenta-se o momento da formação continuada como instrumento de construção da identidade profissional, já que o programa possibilita momentos de ações coletivas que direcionariam uma (re)organização pedagógica da escola e, por fim, a (re)discussão na área de Linguagem, especialmente Língua Portuguesa, de diferentes abordagens pedagógico-curriculares. Desta forma e sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera a formação docente ocorrida nas escolas estaduais rondonienses um espaço importante para o (re)pensar do currículo e de seus componentes curriculares nas veredas da língua.

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