Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSIDADE CULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DAS OFICINAS SOBRE A PRODUÇÃO DE COURO E CANTADOR DE TOADAS NA REGIÃO DE FLORESTA-PE.

Palavra-chaves: CULTURA, TOADA, VAQUEIRO Pôster (PO) Ensino de Ciências
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      O documento conhecido como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) pretendem apresentar uma unidade nacional para o currículo escolar. Diferente do referido documento essa pesquisa busca pensar como era e como se apresenta hoje a tríade ligada a cultura do vaqueiro: Vaquejada/ toada/ produção de artefatos em couro da cidade de Floresta- PE.  As temáticas foram trabalhadas dentro das Disciplinas de Didática I e II, nestas foram elaboradas oficinas temáticas para serem ministradas juntos a alunos do Ensino Fundamental II da   Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais\r\n
      No decorrer da pesquisa surgiu a seguinte inquietação:  Como as crianças do sexto ano compreendem a cultura da sua cidade? Como é possível a constituição de uma identidade coletiva onde não houvesse exclusão dos grupos?  Como referencial teórico, partimos das ponderações de Maurice Tardif, visto que para o autor boa parte dos discursos que hoje tratam do ensino são veiculados pela classe política, pela mídia e pelos formadores de opinião e frequentemente por vários professores universitários que questionam se os professores trabalham bastante, se trabalham corretamente ou se dão um bom acompanhamento a seus alunos. ( TARFIFF, 2002).
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      No decorrer da pesquisa surgiu a seguinte inquietação:  Como as crianças do sexto ano compreendem a cultura da sua cidade? Como é possível a constituição de uma identidade coletiva onde não houvesse exclusão dos grupos?  Como referencial teórico, partimos das ponderações de Maurice Tardif, visto que para o autor boa parte dos discursos que hoje tratam do ensino são veiculados pela classe política, pela mídia e pelos formadores de opinião e frequentemente por vários professores universitários que questionam se os professores trabalham bastante, se trabalham corretamente ou se dão um bom acompanhamento a seus alunos. ( TARFIFF, 2002).
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O documento conhecido como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) pretendem apresentar uma unidade nacional para o currículo escolar. Diferente do referido documento essa pesquisa busca pensar como era e como se apresenta hoje a tríade ligada a cultura do vaqueiro: Vaquejada/ toada/ produção de artefatos em couro da cidade de Floresta- PE. As temáticas foram trabalhadas dentro das Disciplinas de Didática I e II, nestas foram elaboradas oficinas temáticas para serem ministradas juntos a alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais No decorrer da pesquisa surgiu a seguinte inquietação: Como as crianças do sexto ano compreendem a cultura da sua cidade? Como é possível a constituição de uma identidade coletiva onde não houvesse exclusão dos grupos? Como referencial teórico, partimos das ponderações de Maurice Tardif, visto que para o autor boa parte dos discursos que hoje tratam do ensino são veiculados pela classe política, pela mídia e pelos formadores de opinião e frequentemente por vários professores universitários que questionam se os professores trabalham bastante, se trabalham corretamente ou se dão um bom acompanhamento a seus alunos. ( TARFIFF, 2002).

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