Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

E SE NARCISO CONHECESSE ALICE? DIÁLOGOS POSSÍVEIS E NECESSÁRIOS À INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Palavra-chaves: DESENHO CURRICULAR, INTEGRAÇÃO, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, LETRAS; PEDAGOGIA, LETRAS; PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Tradicionalmente, na Universidade, os currículos têm sido pensados de forma isolada em seus cursos e respectivos departamentos sem que se leve em conta a contribuição de áreas importantes e especificas para a formação do professor que trabalhará com a alfabetização e o letramento. Ao Curso de Pedagogia compete a realização de pesquisas e o desenvolvimento de trabalhos no campo do estágio supervisionado que apliquem os conhecimentos pedagógicos de modo a aliar a teoria à prática no campo do letramento. Ao Curso de Letras cabem a pesquisa e a análise de teorias linguísticas que subsidiem o professor a fim de esteja apto, no exercício da docência, a aliar os conhecimentos linguísticos às competências pedagógicas no trabalho com o letramento. Contudo, observa-se, na operacionalização desse trabalho, as marcas da fragmentação dados os distanciamentos entre a concepção do desenho curricular de ambos os cursos e a divisão de tarefas entre unidades ou áreas do conhecimento. Diante dessa constatação, apresentamos um trabalho na perspectiva de integração curricular no campo do estágio supervisionado no esforço de um diálogo interdisciplinar entre esses dois cursos. Trata-se de uma iniciativa de estreitamento de relações entre os cursos, partindo da um diálogo experimental entre uma técnica em assuntos educacionais e uma professora de estágio supervisionado da UnB, na busca de um ponto de convergência entre os objetivos dos cursos de Letras e de Pedagogia em relação às interações possíveis para a implementação de um desenho curricular que não fragmente a ações docentes. Do diálogo sobre as perspectivas e potencialidades das práticas comuns entre os cursos, surgiu a ideia de um projeto interativo de modo que as pesquisas linguísticas dos alunos de Letras sejam integradas às práticas pedagógicas destacadas pelos alunos de Pedagogia em um projeto de aplicação nos estágios supervisionados de ambos os cursos e socializados em seminários integrados a fim de que as experiências particulares e de um curso possam suscitar reflexões e mudanças curriculares que alterem a prática docente. Assim, com vistas a subsidiar as discussões e possíveis alterações na configuração curricular dos cursos em pauta, durante a prática de estágio dos alunos de Letras questões relativas ao letramento foram debatidas e levadas a campo. As discussões sobre as fragilidades e as lacunas da formação estão sendo sistematizadas e serão abordadas em outra etapa, na proposta de reforma curricular desses cursos, em seus respectivos espaços.

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