A pesquisa teve como objetivo geral compreender as dificuldades de trabalhar com a educação para a sexualidade na sala de aula, e como objetivos específicos analisar como os professores trabalham com a temática de educação para a sexualidade em escolas do campo, investigar os conteúdos trabalhados com os alunos, compreender as preocupações dos professores em trabalharem com a educação para a sexualidade. Utilizamos como procedimentos técnicos de coleta de dados nesta investigação, adotamos o diário de campo, aplicação de questionários, fontes iconográficas, e o diálogo com os sujeitos envolvidos. Partimos da análise de que de questões elaboradas aos professores, na perspectiva de entendermos a dificuldade e empecilhos na temática educação para a sexualidade. Algumas questões são levantadas: como a educação para a sexualidade tem sido uma das maiores dificuldades de trabalhar com os conteúdos na sala de aula, devido ao tabu e preconceito, portanto, como se dá a formação com conteúdos que envolvam a sexualidade na sala de aula? E quais as maiores dificuldades dos professores em trabalharem com esses conteúdos? Dentre as referências utilizadas estão os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Figueiró (2009), Joca (2009) e Suplicy (1990). Seguimos uma discussão teórica conceituando e contextualizando os sujeitos envolvidos, numa perspectiva da educação participativa.
Palavras chave: Sexualidade, educação sexual e educação do campo.