Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE CRÔNICAS INTERDISCIPLINARES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20893
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2063
    "inscrito_id" => 9798
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE CRÔNICAS INTERDISCIPLINARES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de investigação de caráter exploratório realizada no   âmbito do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID   referente ao subprojeto de Pedagogia da Universidade de Pernambuco. Trata-se de uma investigação realizada pelo grupo de estudantes bolsistas, supervisoras e coordenação de área que teve por objetivo principal identificar perspectivas interdisciplinares em crônicas elaboradas por estudantes da escola que serviu de campo de atuação. O enquadramento teórico dessa investigação assentou-se nos estudos de alguns autores como Fazenda (2011); Silva (2009), Morin(2007), e entre outros. A metodologia deste estudo,  foi de âmbito qualitativo com base nas ideias de  Chizzoti (2001); Oliveira(2012), Caregnato e Mutti (2006). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Para análise dos dados recorreu-se  a análise de conteúdo numa perspectiva analítico descritiva. Esta pesquisa contou com oito  professores, quatro  bolsistas Pibid, uma  Supervisora Pibid e a Coordenadora de área do subprojeto de Pedagogia, para além de dezoito estudantes da escola campo de atuação. Com relação aos resultados, é de referir que por meio desta pesquisa os envolvidos e também aqueles que assistiram, perceberam  a interdisciplinaridade de uma forma mais presencial em suas práticas, fazendo com que as limitações conceituais fossem desconstruídas e sendo provocado nos estudantes o desejo por participar de outros projetos interdisciplinares. Estes resultados permitiram concluir que todos poderam obter uma nova concepção de interdisciplinaridade e percebê-la no seu cotidiano, sobretudo, nas práticas pedagógicas interdisciplinares na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9798_15082016194629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁDSON FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÁDSON"
    "autor_email" => "mamadson123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20893
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2063
    "inscrito_id" => 9798
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE CRÔNICAS INTERDISCIPLINARES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de investigação de caráter exploratório realizada no   âmbito do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID   referente ao subprojeto de Pedagogia da Universidade de Pernambuco. Trata-se de uma investigação realizada pelo grupo de estudantes bolsistas, supervisoras e coordenação de área que teve por objetivo principal identificar perspectivas interdisciplinares em crônicas elaboradas por estudantes da escola que serviu de campo de atuação. O enquadramento teórico dessa investigação assentou-se nos estudos de alguns autores como Fazenda (2011); Silva (2009), Morin(2007), e entre outros. A metodologia deste estudo,  foi de âmbito qualitativo com base nas ideias de  Chizzoti (2001); Oliveira(2012), Caregnato e Mutti (2006). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Para análise dos dados recorreu-se  a análise de conteúdo numa perspectiva analítico descritiva. Esta pesquisa contou com oito  professores, quatro  bolsistas Pibid, uma  Supervisora Pibid e a Coordenadora de área do subprojeto de Pedagogia, para além de dezoito estudantes da escola campo de atuação. Com relação aos resultados, é de referir que por meio desta pesquisa os envolvidos e também aqueles que assistiram, perceberam  a interdisciplinaridade de uma forma mais presencial em suas práticas, fazendo com que as limitações conceituais fossem desconstruídas e sendo provocado nos estudantes o desejo por participar de outros projetos interdisciplinares. Estes resultados permitiram concluir que todos poderam obter uma nova concepção de interdisciplinaridade e percebê-la no seu cotidiano, sobretudo, nas práticas pedagógicas interdisciplinares na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9798_15082016194629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁDSON FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÁDSON"
    "autor_email" => "mamadson123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de investigação de caráter exploratório realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID referente ao subprojeto de Pedagogia da Universidade de Pernambuco. Trata-se de uma investigação realizada pelo grupo de estudantes bolsistas, supervisoras e coordenação de área que teve por objetivo principal identificar perspectivas interdisciplinares em crônicas elaboradas por estudantes da escola que serviu de campo de atuação. O enquadramento teórico dessa investigação assentou-se nos estudos de alguns autores como Fazenda (2011); Silva (2009), Morin(2007), e entre outros. A metodologia deste estudo, foi de âmbito qualitativo com base nas ideias de Chizzoti (2001); Oliveira(2012), Caregnato e Mutti (2006). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Para análise dos dados recorreu-se a análise de conteúdo numa perspectiva analítico descritiva. Esta pesquisa contou com oito professores, quatro bolsistas Pibid, uma Supervisora Pibid e a Coordenadora de área do subprojeto de Pedagogia, para além de dezoito estudantes da escola campo de atuação. Com relação aos resultados, é de referir que por meio desta pesquisa os envolvidos e também aqueles que assistiram, perceberam a interdisciplinaridade de uma forma mais presencial em suas práticas, fazendo com que as limitações conceituais fossem desconstruídas e sendo provocado nos estudantes o desejo por participar de outros projetos interdisciplinares. Estes resultados permitiram concluir que todos poderam obter uma nova concepção de interdisciplinaridade e percebê-la no seu cotidiano, sobretudo, nas práticas pedagógicas interdisciplinares na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.