Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE PROBABILIDADE A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES NO COTIDIANO

Palavra-chaves: PROBABILIDADE, ENSINO, RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20924
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 10525
    "titulo" => "ENSINO DE PROBABILIDADE A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES NO COTIDIANO"
    "resumo" => """
      De acordo com Carmo (2011), os livros estudados, em geral, possuem uma gama de exercícios úteis para o aprendizado do conteúdo em estudo. Porém, notamos que falta uma ligação mais direta com a realidade do aluno. A apresentação do conteúdo, por sua vez, poderia ser reavaliada, uma vez que quase todos explicam essa matéria se limitando a falar sobre os jogos de azar. No entanto, apresentam uma bateria de exercícios bem elaborados que envolvem muitos tópicos que eles nem sequer comentam. Os alunos até resolvem as questões, porém muitas vezes o fazem decorando a fórmula e a aplicando.”  \r\n
      Os exercícios resolvidos permanecem com questões que envolvem apenas jogos de azar, como moedas, dados e baralhos. Muitas vezes os alunos nem tem noção de quantos naipes tem em um baralho comum, por exemplo, e as questões muitas vezes não explicam, consideram que os alunos já saibam, e ficam num contexto completamente diferente da realidade do aluno.\r\n
      Neste sentido, esta pesquisa foi desenvolvida para propor um material didático-pedagógico de Probabilidade que facilite o processo de ensino-aprendizagem para o professor e para o aluno, em diferentes níveis de conhecimento. Ele traz o embasamento teórico necessário para que o leitor tenha conhecimento prévio do assunto que será abordado e na seqüência diversas questões resolvidas e propostas, iniciando com questões simples e, quando possível, questões de outras áreas do conhecimento; após, propondo uma lista de exercícios em diferentes níveis, com respectivas soluções, a qual o professor deverá trabalhar junto com o aluno, dependendo do nível que esteja lecionando.\r\n
      Matemática é uma ciência e nela precisamos desenvolver estratégias para uma melhor maneira de absorção do conteúdo do aluno, e a resolução de problemas, com questões do cotidiano ajudam na interpretação do conteúdo e não torna a Matemática uma simples memorização de fórmulas. Quando se resolve junto com o aluno muitas questões, espera-se que ele adquira estratégias de resolução e o conteúdo se torne mais simples.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, ENSINO, RESOLUÇÃO DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID10525_18082016133057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE MARTINS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE M GOMES"
    "autor_email" => "georgemg007@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20924
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 10525
    "titulo" => "ENSINO DE PROBABILIDADE A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES NO COTIDIANO"
    "resumo" => """
      De acordo com Carmo (2011), os livros estudados, em geral, possuem uma gama de exercícios úteis para o aprendizado do conteúdo em estudo. Porém, notamos que falta uma ligação mais direta com a realidade do aluno. A apresentação do conteúdo, por sua vez, poderia ser reavaliada, uma vez que quase todos explicam essa matéria se limitando a falar sobre os jogos de azar. No entanto, apresentam uma bateria de exercícios bem elaborados que envolvem muitos tópicos que eles nem sequer comentam. Os alunos até resolvem as questões, porém muitas vezes o fazem decorando a fórmula e a aplicando.”  \r\n
      Os exercícios resolvidos permanecem com questões que envolvem apenas jogos de azar, como moedas, dados e baralhos. Muitas vezes os alunos nem tem noção de quantos naipes tem em um baralho comum, por exemplo, e as questões muitas vezes não explicam, consideram que os alunos já saibam, e ficam num contexto completamente diferente da realidade do aluno.\r\n
      Neste sentido, esta pesquisa foi desenvolvida para propor um material didático-pedagógico de Probabilidade que facilite o processo de ensino-aprendizagem para o professor e para o aluno, em diferentes níveis de conhecimento. Ele traz o embasamento teórico necessário para que o leitor tenha conhecimento prévio do assunto que será abordado e na seqüência diversas questões resolvidas e propostas, iniciando com questões simples e, quando possível, questões de outras áreas do conhecimento; após, propondo uma lista de exercícios em diferentes níveis, com respectivas soluções, a qual o professor deverá trabalhar junto com o aluno, dependendo do nível que esteja lecionando.\r\n
      Matemática é uma ciência e nela precisamos desenvolver estratégias para uma melhor maneira de absorção do conteúdo do aluno, e a resolução de problemas, com questões do cotidiano ajudam na interpretação do conteúdo e não torna a Matemática uma simples memorização de fórmulas. Quando se resolve junto com o aluno muitas questões, espera-se que ele adquira estratégias de resolução e o conteúdo se torne mais simples.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, ENSINO, RESOLUÇÃO DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID10525_18082016133057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE MARTINS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE M GOMES"
    "autor_email" => "georgemg007@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

De acordo com Carmo (2011), os livros estudados, em geral, possuem uma gama de exercícios úteis para o aprendizado do conteúdo em estudo. Porém, notamos que falta uma ligação mais direta com a realidade do aluno. A apresentação do conteúdo, por sua vez, poderia ser reavaliada, uma vez que quase todos explicam essa matéria se limitando a falar sobre os jogos de azar. No entanto, apresentam uma bateria de exercícios bem elaborados que envolvem muitos tópicos que eles nem sequer comentam. Os alunos até resolvem as questões, porém muitas vezes o fazem decorando a fórmula e a aplicando.” Os exercícios resolvidos permanecem com questões que envolvem apenas jogos de azar, como moedas, dados e baralhos. Muitas vezes os alunos nem tem noção de quantos naipes tem em um baralho comum, por exemplo, e as questões muitas vezes não explicam, consideram que os alunos já saibam, e ficam num contexto completamente diferente da realidade do aluno. Neste sentido, esta pesquisa foi desenvolvida para propor um material didático-pedagógico de Probabilidade que facilite o processo de ensino-aprendizagem para o professor e para o aluno, em diferentes níveis de conhecimento. Ele traz o embasamento teórico necessário para que o leitor tenha conhecimento prévio do assunto que será abordado e na seqüência diversas questões resolvidas e propostas, iniciando com questões simples e, quando possível, questões de outras áreas do conhecimento; após, propondo uma lista de exercícios em diferentes níveis, com respectivas soluções, a qual o professor deverá trabalhar junto com o aluno, dependendo do nível que esteja lecionando. Matemática é uma ciência e nela precisamos desenvolver estratégias para uma melhor maneira de absorção do conteúdo do aluno, e a resolução de problemas, com questões do cotidiano ajudam na interpretação do conteúdo e não torna a Matemática uma simples memorização de fórmulas. Quando se resolve junto com o aluno muitas questões, espera-se que ele adquira estratégias de resolução e o conteúdo se torne mais simples.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.