Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXEMPLO, IMPORTÂNCIA E CONDIÇÕES PARA QUE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MÚSICA COM CRIANÇAS SEJAM DE QUALIDADE

Palavra-chaves: INFÂNCIA, EDUCAÇÃO MUSICAL, DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O grupo de pesquisa GIE da Universidade de Santiago de Compostela, em colaboração com outros grupos de pesquisa, vem analisando 100 boas práticas na Educação Infantil. O primeiro objetivo é identificar, recolher e partilhar essas experiências docentes fundamentadas que têm se destacado por todo mundo devido à sua singularidade. O segundo objetivo é estabelecer as caraterísticas e condições comuns e diferentes. Neste texto apresento extratos de um dos casos estudados. O protagonista é um professor de música com 30 anos de experiência docente, que foi selecionado para este projeto e, portanto, pertence à amostra da pesquisa. Acedi às suas crenças sobre a Educação Musical para adentrar-me em uma experiência docente que lhe deu e dá bons resultados. Através de uma entrevista, realizada com profundidade, extraí os motivos da importância desta prática concreta e as condições que, em suas palavras, têm que ocorrer para que a boa prática se desenvolva. Da análise temática feita dos trechos extraídos da entrevista surge a narrativa do seu pensamento e algumas das chaves que justificam a sua didática. Os resultados apontam a que a boa prática surgiu de uma necessidade concreta, que se materializou em uma ideia, à que se adicionam elementos para trabalhar diversas temáticas. A boa prática é cativante para o alunado e isso motiva a derivação de projetos maiores, logrando a implicação de outros atores. A análise da prática do professor demonstra que os elementos "coragem" e "curiosidade" aparecem como condição para que a boa prática ocorra.

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