Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE: UM RETRATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FLORIANO/PI

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EXPECTATIVA E REALIDADE Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21027
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 457
    "inscrito_id" => 4167
    "titulo" => "EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE: UM RETRATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FLORIANO/PI"
    "resumo" => "A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se àqueles estudantes que por algum motivo não concluíram a Educação Básica na idade própria. Os questionamentos em torno da temática – Educação de Jovens e Adultos são muitos e frequentes, todavia, elegemos pesquisar sobre a prática pedagógica de professores que atuam nessa modalidade de ensino, com o objetivo de evidenciar as expectativas manifestadas pelos professores, no momento de pós-formação, sobre sua atuação como docente na modalidade EJA, e a realidade vivenciada no exercício de sua profissão. Adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com enfoque descritivo buscando interpretar os dados descritos pelos investigados. Aplicou-se um questionário estruturado a 06 (seis) professores de escolas públicas Floriano/PI, trazendo à tona o posicionamento dos professores sobre o antes e o depois de inserir-se no contexto real da prática docente, especificando  desafios e dificuldades arraigadas no bojo do processo ensino aprendizagem. A partir dos relatos apresentados nos questionários, foi realizada uma análise de conteúdo, seguida por transcrições de trechos das falas dos professores investigados, análise interpretativa e discussão. Constatou-se que as expectativas que os professores apresentavam, antes de sua atuação, na maioria das vezes por interferência de muitos fatores, incluindo mesmo o tornar-se professor/a, não apresentam uma distância considerável com a realidade vivenciada em sala aula. Portanto concluímos que, apesar da presença de ideias preconcebidas no imaginário de alguns professores antes de sua atuação, houve sim, um encontro favorável entre o esperado pelos professores e o vivido enquanto no exercício de sua profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EXPECTATIVA E REALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID4167_27072016223604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA UMBELINA DELMONDES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "UMBELINA DELMONDES"
    "autor_email" => "umbelinadelmondes@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21027
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 457
    "inscrito_id" => 4167
    "titulo" => "EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE: UM RETRATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FLORIANO/PI"
    "resumo" => "A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se àqueles estudantes que por algum motivo não concluíram a Educação Básica na idade própria. Os questionamentos em torno da temática – Educação de Jovens e Adultos são muitos e frequentes, todavia, elegemos pesquisar sobre a prática pedagógica de professores que atuam nessa modalidade de ensino, com o objetivo de evidenciar as expectativas manifestadas pelos professores, no momento de pós-formação, sobre sua atuação como docente na modalidade EJA, e a realidade vivenciada no exercício de sua profissão. Adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com enfoque descritivo buscando interpretar os dados descritos pelos investigados. Aplicou-se um questionário estruturado a 06 (seis) professores de escolas públicas Floriano/PI, trazendo à tona o posicionamento dos professores sobre o antes e o depois de inserir-se no contexto real da prática docente, especificando  desafios e dificuldades arraigadas no bojo do processo ensino aprendizagem. A partir dos relatos apresentados nos questionários, foi realizada uma análise de conteúdo, seguida por transcrições de trechos das falas dos professores investigados, análise interpretativa e discussão. Constatou-se que as expectativas que os professores apresentavam, antes de sua atuação, na maioria das vezes por interferência de muitos fatores, incluindo mesmo o tornar-se professor/a, não apresentam uma distância considerável com a realidade vivenciada em sala aula. Portanto concluímos que, apesar da presença de ideias preconcebidas no imaginário de alguns professores antes de sua atuação, houve sim, um encontro favorável entre o esperado pelos professores e o vivido enquanto no exercício de sua profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EXPECTATIVA E REALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID4167_27072016223604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA UMBELINA DELMONDES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "UMBELINA DELMONDES"
    "autor_email" => "umbelinadelmondes@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se àqueles estudantes que por algum motivo não concluíram a Educação Básica na idade própria. Os questionamentos em torno da temática – Educação de Jovens e Adultos são muitos e frequentes, todavia, elegemos pesquisar sobre a prática pedagógica de professores que atuam nessa modalidade de ensino, com o objetivo de evidenciar as expectativas manifestadas pelos professores, no momento de pós-formação, sobre sua atuação como docente na modalidade EJA, e a realidade vivenciada no exercício de sua profissão. Adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com enfoque descritivo buscando interpretar os dados descritos pelos investigados. Aplicou-se um questionário estruturado a 06 (seis) professores de escolas públicas Floriano/PI, trazendo à tona o posicionamento dos professores sobre o antes e o depois de inserir-se no contexto real da prática docente, especificando desafios e dificuldades arraigadas no bojo do processo ensino aprendizagem. A partir dos relatos apresentados nos questionários, foi realizada uma análise de conteúdo, seguida por transcrições de trechos das falas dos professores investigados, análise interpretativa e discussão. Constatou-se que as expectativas que os professores apresentavam, antes de sua atuação, na maioria das vezes por interferência de muitos fatores, incluindo mesmo o tornar-se professor/a, não apresentam uma distância considerável com a realidade vivenciada em sala aula. Portanto concluímos que, apesar da presença de ideias preconcebidas no imaginário de alguns professores antes de sua atuação, houve sim, um encontro favorável entre o esperado pelos professores e o vivido enquanto no exercício de sua profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.