Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: FACEBOOK, ENSINO DE QUÍMICA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21040
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 921
    "inscrito_id" => 9773
    "titulo" => "FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Com a evolução da tecnologia, à internet está se popularizando cada vez mais e crescendo de maneira espantosa consideravelmente nos últimos anos exercendo um grande impacto no modo de produção da sociedade, portanto o mundo virtual e o real se fundem cada vez mais, fazendo com que as influências das inovações tecnológicas façam parte do cotidiano dos indivíduos. Contudo, as novas gerações já nascem e crescem conectada nesse novo mundo virtual (internet), tornando a tarefa de educa-lás em sala de aula uma função cada vez mais desafiadora. Nesse sentido faz-se necessário a busca de novos meios e diferentes estratégias de ensino que auxiliem a interação dos alunos de forma educativa. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da rede social (Facebook) como ferramenta pedagógica no ensino de Química através de atividades complementares a serem desenvolvidas no Facebook (grupo fechado) para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB, pois, essa ferramenta permite ao educador direcionar conteúdos vistos em sala de aula para esse mundo virtual e flexibilizar os contextos de aprendizagem possibilitando um ambiente de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Este trabalho é um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, teve como técnica a observação participante e como instrumento de coleta de dados atividades desenvolvidas no  Facebook (grupo fechado). Contudo  percebeu-se que o Facebook mostra-se bastante eficaz na  construção de saberes, uma vez que se observou a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes pesquisados. Nossa fundamentação baseia-se em Fernandes (2013), Magrin (2014),  e Pinheiros (2013). A análise nos mostra que Com base nos resultados deste trabalho, a grande importância de utilizar as TICs como recurso de aprendizagem colaborativa no ensino de Química, pois, a rede social Facebook foi muito bem utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal e informal, uma vez que agrega diversos tipos de mídias em um único ambiente, motivando e envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem, onde, o professor atua como mediador, mas os alunos são responsáveis pela própria produção."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, ENSINO DE QUÍMICA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID9773_12082016002945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21040
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 921
    "inscrito_id" => 9773
    "titulo" => "FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Com a evolução da tecnologia, à internet está se popularizando cada vez mais e crescendo de maneira espantosa consideravelmente nos últimos anos exercendo um grande impacto no modo de produção da sociedade, portanto o mundo virtual e o real se fundem cada vez mais, fazendo com que as influências das inovações tecnológicas façam parte do cotidiano dos indivíduos. Contudo, as novas gerações já nascem e crescem conectada nesse novo mundo virtual (internet), tornando a tarefa de educa-lás em sala de aula uma função cada vez mais desafiadora. Nesse sentido faz-se necessário a busca de novos meios e diferentes estratégias de ensino que auxiliem a interação dos alunos de forma educativa. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da rede social (Facebook) como ferramenta pedagógica no ensino de Química através de atividades complementares a serem desenvolvidas no Facebook (grupo fechado) para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB, pois, essa ferramenta permite ao educador direcionar conteúdos vistos em sala de aula para esse mundo virtual e flexibilizar os contextos de aprendizagem possibilitando um ambiente de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Este trabalho é um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, teve como técnica a observação participante e como instrumento de coleta de dados atividades desenvolvidas no  Facebook (grupo fechado). Contudo  percebeu-se que o Facebook mostra-se bastante eficaz na  construção de saberes, uma vez que se observou a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes pesquisados. Nossa fundamentação baseia-se em Fernandes (2013), Magrin (2014),  e Pinheiros (2013). A análise nos mostra que Com base nos resultados deste trabalho, a grande importância de utilizar as TICs como recurso de aprendizagem colaborativa no ensino de Química, pois, a rede social Facebook foi muito bem utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal e informal, uma vez que agrega diversos tipos de mídias em um único ambiente, motivando e envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem, onde, o professor atua como mediador, mas os alunos são responsáveis pela própria produção."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "FACEBOOK, ENSINO DE QUÍMICA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID9773_12082016002945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Com a evolução da tecnologia, à internet está se popularizando cada vez mais e crescendo de maneira espantosa consideravelmente nos últimos anos exercendo um grande impacto no modo de produção da sociedade, portanto o mundo virtual e o real se fundem cada vez mais, fazendo com que as influências das inovações tecnológicas façam parte do cotidiano dos indivíduos. Contudo, as novas gerações já nascem e crescem conectada nesse novo mundo virtual (internet), tornando a tarefa de educa-lás em sala de aula uma função cada vez mais desafiadora. Nesse sentido faz-se necessário a busca de novos meios e diferentes estratégias de ensino que auxiliem a interação dos alunos de forma educativa. Este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia da rede social (Facebook) como ferramenta pedagógica no ensino de Química através de atividades complementares a serem desenvolvidas no Facebook (grupo fechado) para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB, pois, essa ferramenta permite ao educador direcionar conteúdos vistos em sala de aula para esse mundo virtual e flexibilizar os contextos de aprendizagem possibilitando um ambiente de aprendizagem cooperativa e colaborativa. Este trabalho é um estudo de caso do tipo descritivo e de abordagem qualitativa, teve como técnica a observação participante e como instrumento de coleta de dados atividades desenvolvidas no Facebook (grupo fechado). Contudo percebeu-se que o Facebook mostra-se bastante eficaz na construção de saberes, uma vez que se observou a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes pesquisados. Nossa fundamentação baseia-se em Fernandes (2013), Magrin (2014), e Pinheiros (2013). A análise nos mostra que Com base nos resultados deste trabalho, a grande importância de utilizar as TICs como recurso de aprendizagem colaborativa no ensino de Química, pois, a rede social Facebook foi muito bem utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem formal e informal, uma vez que agrega diversos tipos de mídias em um único ambiente, motivando e envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem, onde, o professor atua como mediador, mas os alunos são responsáveis pela própria produção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.