O Ensino Religioso enquanto componente curricular de oferta obrigatória para escolas públicas e em consonância com o que preconiza a Lei 9475/97 que o referenda enquanto parte integrante da formação básica do cidadão, torna-se um espaço privilegiado à formação de valores de reconhecimento e respeito às diferenças e diversidades com vistas a construção de uma sociedade inclusiva que passa necessariamente por uma educação inclusiva e por um professor inclusivo. Destarte, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre os saberes necessários para a formação do professor do Ensino Religioso na perspectiva de fortalecimento de uma prática inclusiva ancorada na Educação Especial e na Educação em Direitos Humanos, de forma que este docente imbuído de um conhecimento epistemológico, possa investir pedagogicamente na promoção de novas alternativas metodológicas que favoreçam a assunção cultural dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Aponta também para a imperiosa necessidade e compromisso ético deste professor com sua autoformação permanente, desde a formação inicial, às pós-graduações e a todo processo de formação continuada ao longo da vida com vistas ao conhecimento e potencialização de práticas inovadoras que garantam igualdade de oportunidades para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial matriculados nas turmas comuns do ensino regular. Propõe também o reconhecimento e o respeito das diferenças e diversidades no sentido de desenvolver uma ampliação do foco do olhar docente para o combate às situações de intolerância, preconceito e discriminação em sala de aula e na comunidade escolar. Enquanto abordagem metodológica, este estudo foi realizado a partir de pesquisa teórico-metodológica bibliográfica sobre Educação Especial/inclusiva, Direitos Humanos e Ensino Religioso, procurando sempre estabelecer interface entre os saberes destas três áreas de conhecimento que possuem a diversidade como eixo balizador. Como resultado, esta pesquisa apresenta um perfil do professor do ensino religioso, tendo por base os saberes necessários defendidos por Paulo Freire para a formação do professor em sua prática educativa. Conclui conclamando os docentes a ampliarem o foco do olhar no entendimento da inclusão escolar com vistas à promoção de uma escola acolhedora, receptiva e desenvolvedora de potencialidades de todos os seus alunos.
Palavras-chave: Formação do professor. Ensino Religioso. Educação Especial/Inclusiva