GESTÃO PARTICIPATIVA COMO PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À LUZ DO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21157 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3280 "inscrito_id" => 11274 "titulo" => "GESTÃO PARTICIPATIVA COMO PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À LUZ DO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU." "resumo" => "A educação é o fundamento da formação humana. Por se dar no meio social, precisa, necessariamente, acontecer de maneira democrática, a fim de não lesar a nenhum dos envolvidos no processo formativo. É por meio da participação e da vigência do que é estatuído pela vontade geral que passa a existir um autêntico elo entre o sujeito que participa e o meio que proporciona o fazer-acontecer. Objetiva-se pesquisar, à luz da filosofia rousseauniana, de que forma acontece a gestão participativa em diferentes centros educacionais do município de Corrente – PI, bem como verificar se a comunidade escolar realmente é convidada a participar das tomadas de decisões pedagógicas e administrativas. Realizou-se uma pesquisa descritiva, envolvendo três escolas do município de Corrente, localizado no extremo Sul do Piauí. Buscou-se descobrir se realmente existe democracia, no que diz respeito às decisões tomadas no âmbito escolar, através de um levantamento junto aos discentes, docentes e pais. A pesquisa com os discentes revelou que a ampla maioria, ocasionalmente, sente-se convidada à participação na tomada de decisões. Os pais responderam que o diretor demonstra agir com ética e transparência, porém, acerca da participação no conselho escolar e associação de pais e mestres, na escola Coronel Justino Cavalcante (CJC), a maioria respondeu não ser informada. Dentre os três centros educacionais pesquisados, no que tange ao segmento discente, conclui-se que embora o discurso da existência de uma gestão democrática seja latente e atual, efetivamente, não tem se consolidado enquanto prática entre os gestores. Abrir-se para aceitar o que outrem opine, proponha e sugira constitui-se tarefa quase inalcançável para muitos gestores. Pode-se observar as visões antagônicas no que diz respeito as concepções que cada segmento possui em relação à condução do processo educacional, na perspectiva dos docentes em relação ao gestor, verifica-se que, a expressiva maioria o concebe como democrático, enquanto os estudantes não." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ROUSSEAU, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID11274_18082016191834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCONE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCONE" "autor_email" => "marcone.pereira@ifpi.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS CORRENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21157 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3280 "inscrito_id" => 11274 "titulo" => "GESTÃO PARTICIPATIVA COMO PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À LUZ DO CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU." "resumo" => "A educação é o fundamento da formação humana. Por se dar no meio social, precisa, necessariamente, acontecer de maneira democrática, a fim de não lesar a nenhum dos envolvidos no processo formativo. É por meio da participação e da vigência do que é estatuído pela vontade geral que passa a existir um autêntico elo entre o sujeito que participa e o meio que proporciona o fazer-acontecer. Objetiva-se pesquisar, à luz da filosofia rousseauniana, de que forma acontece a gestão participativa em diferentes centros educacionais do município de Corrente – PI, bem como verificar se a comunidade escolar realmente é convidada a participar das tomadas de decisões pedagógicas e administrativas. Realizou-se uma pesquisa descritiva, envolvendo três escolas do município de Corrente, localizado no extremo Sul do Piauí. Buscou-se descobrir se realmente existe democracia, no que diz respeito às decisões tomadas no âmbito escolar, através de um levantamento junto aos discentes, docentes e pais. A pesquisa com os discentes revelou que a ampla maioria, ocasionalmente, sente-se convidada à participação na tomada de decisões. Os pais responderam que o diretor demonstra agir com ética e transparência, porém, acerca da participação no conselho escolar e associação de pais e mestres, na escola Coronel Justino Cavalcante (CJC), a maioria respondeu não ser informada. Dentre os três centros educacionais pesquisados, no que tange ao segmento discente, conclui-se que embora o discurso da existência de uma gestão democrática seja latente e atual, efetivamente, não tem se consolidado enquanto prática entre os gestores. Abrir-se para aceitar o que outrem opine, proponha e sugira constitui-se tarefa quase inalcançável para muitos gestores. Pode-se observar as visões antagônicas no que diz respeito as concepções que cada segmento possui em relação à condução do processo educacional, na perspectiva dos docentes em relação ao gestor, verifica-se que, a expressiva maioria o concebe como democrático, enquanto os estudantes não." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ROUSSEAU, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID11274_18082016191834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCONE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCONE" "autor_email" => "marcone.pereira@ifpi.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS CORRENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }