Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TERMOLOGIA

Palavra-chaves: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, CALOR, TEMPERATURA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21183
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1296
    "inscrito_id" => 6435
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TERMOLOGIA"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de sequência didática que explora conceitos de calor e temperatura, através de uma abordagem histórico-filosófica. Incentivados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvemos a proposta numa escola estadual da Paraíba, com uma turma de segundo ano do ensino médio. O trabalho englobou duas etapas: planejamento e intervenção. A prática com os estudantes compreendeu três horas-aula e abordou a evolução do Calor ao longo da história, assim como o desenvolvimento dos Termoscópios – onde analisamos desde os primeiros aparelhos de medida da temperatura até os termômetros mais atuais, com foco nas polêmicas e divergências em relação a descoberta.   As atividades em sala de aula seguiram a lógica dos momentos pedagógicos defendidos por Delizoicov (2005) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De modo geral, a aula ficou subdividida em dois momentos: o primeiro, onde discutimos a base histórica do conceito de calor; e o segundo, em que analisamos a evolução do conceito de temperatura e dos termoscópios/termômetros. A contextualização durante o processo favoreceu à construção de senso crítico, por parte do estudante, ao atentar para uma visão mais realista da Ciência e do trabalho científico. O desenvolvimento da proposta denota a viabilidade da contextualização histórico-filosófica no ensino de Física, além de oportunizar um entendimento mais autêntico da Ciência e de sua evolução. Dentre outros aspectos, destacamos os(as) debates/controvérsias em torno da produção de conhecimentos, visando sobretudo desconstruir o paradigma da linearidade e imutabilidade da produção dos saberes científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, CALOR, TEMPERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6435_14082016162226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA"
    "autor_email" => "fisicajanaina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21183
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1296
    "inscrito_id" => 6435
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TERMOLOGIA"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de sequência didática que explora conceitos de calor e temperatura, através de uma abordagem histórico-filosófica. Incentivados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvemos a proposta numa escola estadual da Paraíba, com uma turma de segundo ano do ensino médio. O trabalho englobou duas etapas: planejamento e intervenção. A prática com os estudantes compreendeu três horas-aula e abordou a evolução do Calor ao longo da história, assim como o desenvolvimento dos Termoscópios – onde analisamos desde os primeiros aparelhos de medida da temperatura até os termômetros mais atuais, com foco nas polêmicas e divergências em relação a descoberta.   As atividades em sala de aula seguiram a lógica dos momentos pedagógicos defendidos por Delizoicov (2005) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De modo geral, a aula ficou subdividida em dois momentos: o primeiro, onde discutimos a base histórica do conceito de calor; e o segundo, em que analisamos a evolução do conceito de temperatura e dos termoscópios/termômetros. A contextualização durante o processo favoreceu à construção de senso crítico, por parte do estudante, ao atentar para uma visão mais realista da Ciência e do trabalho científico. O desenvolvimento da proposta denota a viabilidade da contextualização histórico-filosófica no ensino de Física, além de oportunizar um entendimento mais autêntico da Ciência e de sua evolução. Dentre outros aspectos, destacamos os(as) debates/controvérsias em torno da produção de conhecimentos, visando sobretudo desconstruir o paradigma da linearidade e imutabilidade da produção dos saberes científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, CALOR, TEMPERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID6435_14082016162226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA"
    "autor_email" => "fisicajanaina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de sequência didática que explora conceitos de calor e temperatura, através de uma abordagem histórico-filosófica. Incentivados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvemos a proposta numa escola estadual da Paraíba, com uma turma de segundo ano do ensino médio. O trabalho englobou duas etapas: planejamento e intervenção. A prática com os estudantes compreendeu três horas-aula e abordou a evolução do Calor ao longo da história, assim como o desenvolvimento dos Termoscópios – onde analisamos desde os primeiros aparelhos de medida da temperatura até os termômetros mais atuais, com foco nas polêmicas e divergências em relação a descoberta. As atividades em sala de aula seguiram a lógica dos momentos pedagógicos defendidos por Delizoicov (2005) – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De modo geral, a aula ficou subdividida em dois momentos: o primeiro, onde discutimos a base histórica do conceito de calor; e o segundo, em que analisamos a evolução do conceito de temperatura e dos termoscópios/termômetros. A contextualização durante o processo favoreceu à construção de senso crítico, por parte do estudante, ao atentar para uma visão mais realista da Ciência e do trabalho científico. O desenvolvimento da proposta denota a viabilidade da contextualização histórico-filosófica no ensino de Física, além de oportunizar um entendimento mais autêntico da Ciência e de sua evolução. Dentre outros aspectos, destacamos os(as) debates/controvérsias em torno da produção de conhecimentos, visando sobretudo desconstruir o paradigma da linearidade e imutabilidade da produção dos saberes científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.