Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA - PB

Palavra-chaves: HORTA HIDROPÔNICA, ENSINO MÉDIO, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21216
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 517
    "inscrito_id" => 7604
    "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA - PB"
    "resumo" => "Nos dias atuais se faz necessário oferecer uma educação voltada ao exercício crítico da cidadania, como função primordial das políticas públicas educacionais. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de hortas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ambientais. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma horta hidropônica como metodologia de ensino com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. A constatação dos resultados foi realizada através da observação nas mudanças do comportamento, práticas e interação dos discentes que participaram integralmente e/ou parcialmente das atividades. Onde a mesma foi realizada e registrada pelos próprios educadores da escola, equipe gestora e graduanda responsável pela pesquisa. Os resultados expressam que a introdução da horta hidropônica no ambiente educacional foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento de temas ambientas, na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Logo, fica evidente que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "HORTA HIDROPÔNICA, ENSINO MÉDIO, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID7604_31072016171609.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANA DANTAS CALIXTO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA"
    "autor_email" => "claudianadantas@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21216
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 517
    "inscrito_id" => 7604
    "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA - PB"
    "resumo" => "Nos dias atuais se faz necessário oferecer uma educação voltada ao exercício crítico da cidadania, como função primordial das políticas públicas educacionais. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de hortas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ambientais. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma horta hidropônica como metodologia de ensino com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. A constatação dos resultados foi realizada através da observação nas mudanças do comportamento, práticas e interação dos discentes que participaram integralmente e/ou parcialmente das atividades. Onde a mesma foi realizada e registrada pelos próprios educadores da escola, equipe gestora e graduanda responsável pela pesquisa. Os resultados expressam que a introdução da horta hidropônica no ambiente educacional foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento de temas ambientas, na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Logo, fica evidente que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "HORTA HIDROPÔNICA, ENSINO MÉDIO, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID7604_31072016171609.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANA DANTAS CALIXTO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA"
    "autor_email" => "claudianadantas@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nos dias atuais se faz necessário oferecer uma educação voltada ao exercício crítico da cidadania, como função primordial das políticas públicas educacionais. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de hortas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ambientais. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma horta hidropônica como metodologia de ensino com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. A constatação dos resultados foi realizada através da observação nas mudanças do comportamento, práticas e interação dos discentes que participaram integralmente e/ou parcialmente das atividades. Onde a mesma foi realizada e registrada pelos próprios educadores da escola, equipe gestora e graduanda responsável pela pesquisa. Os resultados expressam que a introdução da horta hidropônica no ambiente educacional foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento de temas ambientas, na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Logo, fica evidente que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.