Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIO VIRTUAL: DESVENDANDO A FÍSICA POR TRÁS DA FIBRA ÓTICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FIBRA ÓTICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21317
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 236
    "titulo" => "LABORATÓRIO VIRTUAL: DESVENDANDO A FÍSICA POR TRÁS DA FIBRA ÓTICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta didática realizada no IFPE Campus Pesqueira em uma turma do 6º período do curso médio integrado de edificações. Com ouso de simulações computacionais foram trabalhados conceitos como reflexão, refração, e reflexão interna total, fenômenos presentes na física envolvida na fibra ótica. Com um questionário, podemos verificar o desempenho dos estudantes acerca dos fenômenos estudados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, concluindo que o laboratório virtual é uma ferramenta de ensino com alto potencial didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FIBRA ÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID236_26072016220452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYRON ANDREY DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AYRON ANDREY"
    "autor_email" => "ayronandrey20@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21317
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 236
    "titulo" => "LABORATÓRIO VIRTUAL: DESVENDANDO A FÍSICA POR TRÁS DA FIBRA ÓTICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma proposta didática realizada no IFPE Campus Pesqueira em uma turma do 6º período do curso médio integrado de edificações. Com ouso de simulações computacionais foram trabalhados conceitos como reflexão, refração, e reflexão interna total, fenômenos presentes na física envolvida na fibra ótica. Com um questionário, podemos verificar o desempenho dos estudantes acerca dos fenômenos estudados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, concluindo que o laboratório virtual é uma ferramenta de ensino com alto potencial didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, FIBRA ÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID236_26072016220452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYRON ANDREY DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AYRON ANDREY"
    "autor_email" => "ayronandrey20@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata de uma proposta didática realizada no IFPE Campus Pesqueira em uma turma do 6º período do curso médio integrado de edificações. Com ouso de simulações computacionais foram trabalhados conceitos como reflexão, refração, e reflexão interna total, fenômenos presentes na física envolvida na fibra ótica. Com um questionário, podemos verificar o desempenho dos estudantes acerca dos fenômenos estudados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, concluindo que o laboratório virtual é uma ferramenta de ensino com alto potencial didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.