Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA DE CORDEL: DA PRÁTICA À SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, FORMAÇÃO LITERÁRIA, PATATIVA DO ASSARÉ Pôster (PO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21360
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 870
    "inscrito_id" => 6764
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: DA PRÁTICA À SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre a literatura de cordel, seu valor histórico, seu lugar cultural e estético como um instrumento de formação do leitor. Assim sendo, pretendemos estudar a literatura de cordel em sala de aula como meio de desenvolver a dimensão poética e humana dos alunos. Para tanto, selecionamos alguns cordéis de Patativa do Assaré (1999), para mostrar como esse gênero pode ser desenvolvido em sala de aula do ensino fundamental, por meio de estudos de interpretação e análise literária. Adotaremos como referencial teórico os estudos de Helder Pinheiro (2001) que trazem discussões importantes ao ensino de literatura de cordel em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, FORMAÇÃO LITERÁRIA, PATATIVA DO ASSARÉ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6764_11082016154549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA VIEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA VIEIRA"
    "autor_email" => "amanda.vieira@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UECE-FECLI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21360
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 870
    "inscrito_id" => 6764
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL: DA PRÁTICA À SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre a literatura de cordel, seu valor histórico, seu lugar cultural e estético como um instrumento de formação do leitor. Assim sendo, pretendemos estudar a literatura de cordel em sala de aula como meio de desenvolver a dimensão poética e humana dos alunos. Para tanto, selecionamos alguns cordéis de Patativa do Assaré (1999), para mostrar como esse gênero pode ser desenvolvido em sala de aula do ensino fundamental, por meio de estudos de interpretação e análise literária. Adotaremos como referencial teórico os estudos de Helder Pinheiro (2001) que trazem discussões importantes ao ensino de literatura de cordel em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, FORMAÇÃO LITERÁRIA, PATATIVA DO ASSARÉ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6764_11082016154549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA VIEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA VIEIRA"
    "autor_email" => "amanda.vieira@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UECE-FECLI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a literatura de cordel, seu valor histórico, seu lugar cultural e estético como um instrumento de formação do leitor. Assim sendo, pretendemos estudar a literatura de cordel em sala de aula como meio de desenvolver a dimensão poética e humana dos alunos. Para tanto, selecionamos alguns cordéis de Patativa do Assaré (1999), para mostrar como esse gênero pode ser desenvolvido em sala de aula do ensino fundamental, por meio de estudos de interpretação e análise literária. Adotaremos como referencial teórico os estudos de Helder Pinheiro (2001) que trazem discussões importantes ao ensino de literatura de cordel em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.