Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAFALDA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS QUADRINHOS DE “QUINO”

Palavra-chaves: MAFALDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUADRINHOS Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21377
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1327
    "inscrito_id" => 9802
    "titulo" => "MAFALDA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS QUADRINHOS DE “QUINO”"
    "resumo" => "As tirinhas da Mafalda, no caso deste estudo, são consideradas um veículo importante de informação, descontração, lazer e sensibilização de jovens e adultos. Portanto, no presente estudo, buscou analisar os conteúdos relacionados a temática ambiental nas tirinhas de Quino, e sua importância como ferramenta para o ensino e aprendizagem.  Além disso, identificar criticamente a conjuntura entre o meio ambiente e a sociedade e como Quino reflete sobre as questões ambientais através de suas tirinhas cômicas e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para a educação ambiental. A utilização das tirinhas da Mafalda mostram-se incompletas para a educação ambiental, pois não sugerem possibilidades para soluções dos problemas apresentados, neste caso, é imprescindível o professor como mediador e estimulador do uso e auxiliador na reflexão crítica de suas histórias.Percebe-se ao analisar as tirinhas  voltadas para a temática ambiental, não conseguem de todo proporcionar ao leitor uma educação ambiental, já que os temas são abordados de maneira catastrofista. A utilização das tirinhas da Mafalda deve ser utilizada como um viés a mais do conteúdo, como uma forma de reflexão, uma ferramenta integradora da concepção didática do professor. E não apenas como uma ferramenta independente, pois ela não detém essa capacidade. Faz-se importante frisar que se sugere aqui que ao trabalhar com as tirinhas, o professor medie novos tempos, situações e espaços para que os alunos consigam compreender novos conceitos e novas atitudes e concepções. As historinhas em quadrinhos podem servir aos professores como recurso a ser utilizado nas escolas oportunizando a reflexão, desde que, o professor esteja preparado para extrair as mensagens contidas, o domínio do conteúdo e que estimule a discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MAFALDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID9802_14082016185632.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALO DARTAGNAN ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALO ALMEIDA"
    "autor_email" => "italodalmeida@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21377
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1327
    "inscrito_id" => 9802
    "titulo" => "MAFALDA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS QUADRINHOS DE “QUINO”"
    "resumo" => "As tirinhas da Mafalda, no caso deste estudo, são consideradas um veículo importante de informação, descontração, lazer e sensibilização de jovens e adultos. Portanto, no presente estudo, buscou analisar os conteúdos relacionados a temática ambiental nas tirinhas de Quino, e sua importância como ferramenta para o ensino e aprendizagem.  Além disso, identificar criticamente a conjuntura entre o meio ambiente e a sociedade e como Quino reflete sobre as questões ambientais através de suas tirinhas cômicas e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para a educação ambiental. A utilização das tirinhas da Mafalda mostram-se incompletas para a educação ambiental, pois não sugerem possibilidades para soluções dos problemas apresentados, neste caso, é imprescindível o professor como mediador e estimulador do uso e auxiliador na reflexão crítica de suas histórias.Percebe-se ao analisar as tirinhas  voltadas para a temática ambiental, não conseguem de todo proporcionar ao leitor uma educação ambiental, já que os temas são abordados de maneira catastrofista. A utilização das tirinhas da Mafalda deve ser utilizada como um viés a mais do conteúdo, como uma forma de reflexão, uma ferramenta integradora da concepção didática do professor. E não apenas como uma ferramenta independente, pois ela não detém essa capacidade. Faz-se importante frisar que se sugere aqui que ao trabalhar com as tirinhas, o professor medie novos tempos, situações e espaços para que os alunos consigam compreender novos conceitos e novas atitudes e concepções. As historinhas em quadrinhos podem servir aos professores como recurso a ser utilizado nas escolas oportunizando a reflexão, desde que, o professor esteja preparado para extrair as mensagens contidas, o domínio do conteúdo e que estimule a discussão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MAFALDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID9802_14082016185632.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALO DARTAGNAN ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALO ALMEIDA"
    "autor_email" => "italodalmeida@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As tirinhas da Mafalda, no caso deste estudo, são consideradas um veículo importante de informação, descontração, lazer e sensibilização de jovens e adultos. Portanto, no presente estudo, buscou analisar os conteúdos relacionados a temática ambiental nas tirinhas de Quino, e sua importância como ferramenta para o ensino e aprendizagem. Além disso, identificar criticamente a conjuntura entre o meio ambiente e a sociedade e como Quino reflete sobre as questões ambientais através de suas tirinhas cômicas e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para a educação ambiental. A utilização das tirinhas da Mafalda mostram-se incompletas para a educação ambiental, pois não sugerem possibilidades para soluções dos problemas apresentados, neste caso, é imprescindível o professor como mediador e estimulador do uso e auxiliador na reflexão crítica de suas histórias.Percebe-se ao analisar as tirinhas voltadas para a temática ambiental, não conseguem de todo proporcionar ao leitor uma educação ambiental, já que os temas são abordados de maneira catastrofista. A utilização das tirinhas da Mafalda deve ser utilizada como um viés a mais do conteúdo, como uma forma de reflexão, uma ferramenta integradora da concepção didática do professor. E não apenas como uma ferramenta independente, pois ela não detém essa capacidade. Faz-se importante frisar que se sugere aqui que ao trabalhar com as tirinhas, o professor medie novos tempos, situações e espaços para que os alunos consigam compreender novos conceitos e novas atitudes e concepções. As historinhas em quadrinhos podem servir aos professores como recurso a ser utilizado nas escolas oportunizando a reflexão, desde que, o professor esteja preparado para extrair as mensagens contidas, o domínio do conteúdo e que estimule a discussão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.