Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEIO AMBIENTE E FUTURO DO PLANETA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE CIÊNCIAS?

Palavra-chaves: MAPAS MENTAIS, MEIO AMBIENTE, FUTURO Pôster (PO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21396
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2007
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "MEIO AMBIENTE E FUTURO DO PLANETA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE CIÊNCIAS?"
    "resumo" => "O trabalho objetivou compreender a perspectiva de futuro sobre meio ambiente de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Lourdes Guilherme, identificando se os alunos compreendem a transformação do meio ambiente ao longo do tempo como uma transição satisfatória ou não, além de perceber quem são os atores que o público alvo responsabiliza por esta transformação. A proposta teórico metodológica foi apoiada pelos trabalhos de Barraza e Robottom (2008) e Carmo et al. (2013) para analisar percepção de crianças através de construções mentais. O trabalho foi aplicado a uma amostra dos alunos do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental II, havendo a participação de 105 estudantes. Observamos que os mapas mentais que representam predominantemente a perspectiva de futuro dos alunos sobre o meio ambiente com a visão Globalizante (60,2%), porém a visão Antropocêntrica (21,9%) e Naturalista (18%) com menor incidência. Tal resultado pode representar um pessimismo sobre o futuro quanto à relação homem-natureza e suas consequências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MAPAS MENTAIS, MEIO AMBIENTE, FUTURO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID72_15082016183451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES"
    "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21396
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2007
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "MEIO AMBIENTE E FUTURO DO PLANETA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE CIÊNCIAS?"
    "resumo" => "O trabalho objetivou compreender a perspectiva de futuro sobre meio ambiente de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Lourdes Guilherme, identificando se os alunos compreendem a transformação do meio ambiente ao longo do tempo como uma transição satisfatória ou não, além de perceber quem são os atores que o público alvo responsabiliza por esta transformação. A proposta teórico metodológica foi apoiada pelos trabalhos de Barraza e Robottom (2008) e Carmo et al. (2013) para analisar percepção de crianças através de construções mentais. O trabalho foi aplicado a uma amostra dos alunos do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental II, havendo a participação de 105 estudantes. Observamos que os mapas mentais que representam predominantemente a perspectiva de futuro dos alunos sobre o meio ambiente com a visão Globalizante (60,2%), porém a visão Antropocêntrica (21,9%) e Naturalista (18%) com menor incidência. Tal resultado pode representar um pessimismo sobre o futuro quanto à relação homem-natureza e suas consequências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MAPAS MENTAIS, MEIO AMBIENTE, FUTURO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID72_15082016183451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES"
    "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho objetivou compreender a perspectiva de futuro sobre meio ambiente de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Lourdes Guilherme, identificando se os alunos compreendem a transformação do meio ambiente ao longo do tempo como uma transição satisfatória ou não, além de perceber quem são os atores que o público alvo responsabiliza por esta transformação. A proposta teórico metodológica foi apoiada pelos trabalhos de Barraza e Robottom (2008) e Carmo et al. (2013) para analisar percepção de crianças através de construções mentais. O trabalho foi aplicado a uma amostra dos alunos do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental II, havendo a participação de 105 estudantes. Observamos que os mapas mentais que representam predominantemente a perspectiva de futuro dos alunos sobre o meio ambiente com a visão Globalizante (60,2%), porém a visão Antropocêntrica (21,9%) e Naturalista (18%) com menor incidência. Tal resultado pode representar um pessimismo sobre o futuro quanto à relação homem-natureza e suas consequências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.