Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÍDIAS DIGITAIS E O USO DO PORTFOLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ESCOLA JARDIRENE OLIVEIRA DE SOUZA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIDÁTICAS, PORTFOLIO DIGITAL Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21413
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3080
    "inscrito_id" => 3419
    "titulo" => "MÍDIAS DIGITAIS E O USO DO PORTFOLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ESCOLA JARDIRENE OLIVEIRA DE SOUZA"
    "resumo" => "Vivemos a era tecnológica, onde novas invenções são criadas todos os dias, e a introdução das mesmas no ambiente escolar é algo a ser pensado, pois não adianta apenas lançar as ferramentas digitais em ambientes escolares, é necessário fazer uso dos mesmos além de instituir inúmeras possiblidades as ferramentas de maneira tal que sejam utilizadas da melhor maneira possível. Os professores por sua vez utilizam-se destas ferramentas digitais e as transformam em instrumentos didáticos criando pontes entre os alunos e as mídias digitais introduzindo cada vez mais os educandos á um ensino inovador com metodologias e práticas diferenciadas, pensado de acordo com as necessidades e a realidade a qual estes indivíduos estão inseridos. É indispensável que o professor perceba a importância de se trabalhar com os recursos midiáticos e outras ferramentas digitais como o portfolio digital, para que haja melhor desempenho e compreensão dos conteúdos abordados em sala e assim haja a interação aluno professor e ambos possam construir conhecimentos utilizando recursos simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem. A partir do uso do portfolio digital criamos uma espécie de plataforma online onde os alunos tem acesso a conteúdos estudados em sala com acréscimo de vídeos, filmes, cartas, ilustrações musicas e etc. Onde o aluno tem um espaço de estudo com muito mais material que o livro didático, não retirando a importância do mesmo, para que os educandos encontrem diversas maneiras de construir conhecimento, além de um ambiente diversificado criamos um espaço para duvidas e comentários onde temos quatro professores para tirar a duvida do aluno de modo que o mesmo possa sentir-se importante e crescer no aprendizado. Neste artigo demonstraremos os primeiros resultados do projeto ainda em desenvolvimento intitulado; Mídias digitais e o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico, o mesmo está sendo aplicado na Escola de Educação Fundamental Jardirene Oliveira de Souza em turmas de geografia do 6° ao 9° ano com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos a partir de um recurso digital, o portfolio como ferramenta didática. O artigo está dividido em duas partes na primeira trabalharemos as mídias digitais na escola, na segunda parte refletiremos sobre o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico e a terceira parte avaliaremos a evolução do aprendizado dos alunos da escola citada acima a partir de um recurso digital portfolio como ferramenta didática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas estatísticas e observações em loco, o método utilizado se deu pela análise do quali – quanti."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIDÁTICAS, PORTFOLIO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID3419_17082016234433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RAMONA VIEIRA SALES"
    "autor_nome_curto" => "CARLA RAMONA"
    "autor_email" => "carlinhaa.r@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21413
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3080
    "inscrito_id" => 3419
    "titulo" => "MÍDIAS DIGITAIS E O USO DO PORTFOLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ESCOLA JARDIRENE OLIVEIRA DE SOUZA"
    "resumo" => "Vivemos a era tecnológica, onde novas invenções são criadas todos os dias, e a introdução das mesmas no ambiente escolar é algo a ser pensado, pois não adianta apenas lançar as ferramentas digitais em ambientes escolares, é necessário fazer uso dos mesmos além de instituir inúmeras possiblidades as ferramentas de maneira tal que sejam utilizadas da melhor maneira possível. Os professores por sua vez utilizam-se destas ferramentas digitais e as transformam em instrumentos didáticos criando pontes entre os alunos e as mídias digitais introduzindo cada vez mais os educandos á um ensino inovador com metodologias e práticas diferenciadas, pensado de acordo com as necessidades e a realidade a qual estes indivíduos estão inseridos. É indispensável que o professor perceba a importância de se trabalhar com os recursos midiáticos e outras ferramentas digitais como o portfolio digital, para que haja melhor desempenho e compreensão dos conteúdos abordados em sala e assim haja a interação aluno professor e ambos possam construir conhecimentos utilizando recursos simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem. A partir do uso do portfolio digital criamos uma espécie de plataforma online onde os alunos tem acesso a conteúdos estudados em sala com acréscimo de vídeos, filmes, cartas, ilustrações musicas e etc. Onde o aluno tem um espaço de estudo com muito mais material que o livro didático, não retirando a importância do mesmo, para que os educandos encontrem diversas maneiras de construir conhecimento, além de um ambiente diversificado criamos um espaço para duvidas e comentários onde temos quatro professores para tirar a duvida do aluno de modo que o mesmo possa sentir-se importante e crescer no aprendizado. Neste artigo demonstraremos os primeiros resultados do projeto ainda em desenvolvimento intitulado; Mídias digitais e o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico, o mesmo está sendo aplicado na Escola de Educação Fundamental Jardirene Oliveira de Souza em turmas de geografia do 6° ao 9° ano com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos a partir de um recurso digital, o portfolio como ferramenta didática. O artigo está dividido em duas partes na primeira trabalharemos as mídias digitais na escola, na segunda parte refletiremos sobre o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico e a terceira parte avaliaremos a evolução do aprendizado dos alunos da escola citada acima a partir de um recurso digital portfolio como ferramenta didática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas estatísticas e observações em loco, o método utilizado se deu pela análise do quali – quanti."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIDÁTICAS, PORTFOLIO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID3419_17082016234433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RAMONA VIEIRA SALES"
    "autor_nome_curto" => "CARLA RAMONA"
    "autor_email" => "carlinhaa.r@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Vivemos a era tecnológica, onde novas invenções são criadas todos os dias, e a introdução das mesmas no ambiente escolar é algo a ser pensado, pois não adianta apenas lançar as ferramentas digitais em ambientes escolares, é necessário fazer uso dos mesmos além de instituir inúmeras possiblidades as ferramentas de maneira tal que sejam utilizadas da melhor maneira possível. Os professores por sua vez utilizam-se destas ferramentas digitais e as transformam em instrumentos didáticos criando pontes entre os alunos e as mídias digitais introduzindo cada vez mais os educandos á um ensino inovador com metodologias e práticas diferenciadas, pensado de acordo com as necessidades e a realidade a qual estes indivíduos estão inseridos. É indispensável que o professor perceba a importância de se trabalhar com os recursos midiáticos e outras ferramentas digitais como o portfolio digital, para que haja melhor desempenho e compreensão dos conteúdos abordados em sala e assim haja a interação aluno professor e ambos possam construir conhecimentos utilizando recursos simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem. A partir do uso do portfolio digital criamos uma espécie de plataforma online onde os alunos tem acesso a conteúdos estudados em sala com acréscimo de vídeos, filmes, cartas, ilustrações musicas e etc. Onde o aluno tem um espaço de estudo com muito mais material que o livro didático, não retirando a importância do mesmo, para que os educandos encontrem diversas maneiras de construir conhecimento, além de um ambiente diversificado criamos um espaço para duvidas e comentários onde temos quatro professores para tirar a duvida do aluno de modo que o mesmo possa sentir-se importante e crescer no aprendizado. Neste artigo demonstraremos os primeiros resultados do projeto ainda em desenvolvimento intitulado; Mídias digitais e o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico, o mesmo está sendo aplicado na Escola de Educação Fundamental Jardirene Oliveira de Souza em turmas de geografia do 6° ao 9° ano com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos a partir de um recurso digital, o portfolio como ferramenta didática. O artigo está dividido em duas partes na primeira trabalharemos as mídias digitais na escola, na segunda parte refletiremos sobre o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico e a terceira parte avaliaremos a evolução do aprendizado dos alunos da escola citada acima a partir de um recurso digital portfolio como ferramenta didática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas estatísticas e observações em loco, o método utilizado se deu pela análise do quali – quanti.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.