Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MORRO DA BOA ESPERANÇA E WARUÁ OBSERVAÇÕES PRÉVIAS NO CAMPO DA PESQUISA

Palavra-chaves: ETNIA DÂW, CRIANÇA INDÍGENA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPAÇO NÃO FORMAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21429
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 3998
    "titulo" => "MORRO DA BOA ESPERANÇA E WARUÁ OBSERVAÇÕES PRÉVIAS NO CAMPO DA PESQUISA"
    "resumo" => "A pesquisa de campo aqui apresentada é uma descrição das interações feitas da realidade na área de estudo. O presente manuscrito tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os procedimentos para as coletas de dados foram o Diário de Campo e a Historia Oral, com abordagem qualitativa. O referido estudo faz parte de uma pesquisa em andamento no curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. A pesquisa exploratória serviu para definirmos o campo da pesquisa empírico e os sujeitos da pesquisa. Trata – se da Escola Indígena Municipal Waruá localizada na área rural e do Morro da Boa Esperança, ambos localizados na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Enquanto que os sujeitos são crianças indígenas bilíngues da etnia Dâw, de uma sala multisseriada do 1º ao 5º do ensino fundamental, juntamente com os professores. Os resultados prévios obtidos com as investigações que estão em andamento, contribuíram para ampliar uma visão geral da pesquisa que pretendemos investigar. Possibilitou a aproximação dos sujeitos (crianças e professores) e favoreceu o reconhecimento do espaço socioambiental (Morro da Boa Esperança) a ser trabalhado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ETNIA DÂW, CRIANÇA INDÍGENA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPAÇO NÃO FORMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3998_15082016200459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA LISBOA DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LISBOA"
    "autor_email" => "patty_lisboa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21429
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 3998
    "titulo" => "MORRO DA BOA ESPERANÇA E WARUÁ OBSERVAÇÕES PRÉVIAS NO CAMPO DA PESQUISA"
    "resumo" => "A pesquisa de campo aqui apresentada é uma descrição das interações feitas da realidade na área de estudo. O presente manuscrito tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os procedimentos para as coletas de dados foram o Diário de Campo e a Historia Oral, com abordagem qualitativa. O referido estudo faz parte de uma pesquisa em andamento no curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. A pesquisa exploratória serviu para definirmos o campo da pesquisa empírico e os sujeitos da pesquisa. Trata – se da Escola Indígena Municipal Waruá localizada na área rural e do Morro da Boa Esperança, ambos localizados na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Enquanto que os sujeitos são crianças indígenas bilíngues da etnia Dâw, de uma sala multisseriada do 1º ao 5º do ensino fundamental, juntamente com os professores. Os resultados prévios obtidos com as investigações que estão em andamento, contribuíram para ampliar uma visão geral da pesquisa que pretendemos investigar. Possibilitou a aproximação dos sujeitos (crianças e professores) e favoreceu o reconhecimento do espaço socioambiental (Morro da Boa Esperança) a ser trabalhado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ETNIA DÂW, CRIANÇA INDÍGENA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPAÇO NÃO FORMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3998_15082016200459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA LISBOA DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LISBOA"
    "autor_email" => "patty_lisboa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A pesquisa de campo aqui apresentada é uma descrição das interações feitas da realidade na área de estudo. O presente manuscrito tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os procedimentos para as coletas de dados foram o Diário de Campo e a Historia Oral, com abordagem qualitativa. O referido estudo faz parte de uma pesquisa em andamento no curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. A pesquisa exploratória serviu para definirmos o campo da pesquisa empírico e os sujeitos da pesquisa. Trata – se da Escola Indígena Municipal Waruá localizada na área rural e do Morro da Boa Esperança, ambos localizados na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Enquanto que os sujeitos são crianças indígenas bilíngues da etnia Dâw, de uma sala multisseriada do 1º ao 5º do ensino fundamental, juntamente com os professores. Os resultados prévios obtidos com as investigações que estão em andamento, contribuíram para ampliar uma visão geral da pesquisa que pretendemos investigar. Possibilitou a aproximação dos sujeitos (crianças e professores) e favoreceu o reconhecimento do espaço socioambiental (Morro da Boa Esperança) a ser trabalhado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.