Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÍVEL MOTIVACIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO COM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RETRATO DA REALIDADE

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A aula de Educação Física, ministrada no Ensino Médio, permeia-se como um obstáculo. É de fato relatar ainda que existe uma grande demanda de alunos que são dispensados dessas aulas por fatores diversos como, por exemplo, o de residir em zona rural. Ainda cabe ressaltar o fator motivacional do aluno que, às vezes, torna-se um ponto negativo para com o andamento das aulas, e especificamente de aulas práticas da referida disciplina. Darido (2003) discorre que as aulas práticas de Educação Física direcionada para os alunos matriculados no período diurno, acontecem em período contrário ao das demais disciplinas, ou seja, a aula prática geralmente acontece no contra turno da grade curricular e com isso alguns alunos são sumariamente excluídos dessas aulas, por vários motivos, dentre eles os impossibilitados de se deslocarem para a escola por conta de residirem distantes e os que trabalham nesse período ou auxiliam os pais nas tarefas do cotidiano. Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o nível de motivação de escolares com as aulas de Educação Física, nas escolas públicas estaduais da cidade de Iguatu/CE.Este estudo se caracteriza por uma pesquisa de campo de caráter qualitativo exploratório, sendo utilizado para este o Método Dialético. Realizada com adolescentes, idades entre 15 a 18 anos de ambos os sexos das escolas de ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Iguatu-CE e com o professor titular da disciplina nas escolas pesquisadas. Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram coletados, analisados, interpretados, e categorizados em 02 (duas) categorias de análises: I - Educação Física no Ensino Médio; II - Motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio.Na primeira categoria é feita uma discussão sobre a Educação Física no Ensino Médio, levando em consideração como devem ser repassados os conteúdos e a segunda categoria aborda a motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio.Foi diagnosticado que a motivação é um fator intrínseco e está relacionado às metas de cada um. Através das informações colhidas, nota-se que muitos apresentam a motivação com as aulas, se sentindo melhor com a sua participação em todas as atividades, já outros não sentem vontade de aprenderem os conteúdos da Educação Física. As respostas obtidas nos comprovam que as aulas não seguem o que emana os PCN’s. Isso é observável tanto através das respostas dos professores quanto dos alunos, entendendo-se que as aulas se dividem em teoria e prática, relacionando a conteúdos apenas voltados para o esporte, e em alguns casos, somente a prática de um determinado esporte, fugindo do que é proposto, que são conteúdos que trabalhem a cultura corporal dos alunos, jogos, dança, lutas entre outros. Além disso, são dispensados muitos alunos, fazendo com que a disciplina seja repassada de forma insatisfatória ou em partes, em que participam das atividades uma minoria de alunos.

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