Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) NO CURRICULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR

Palavra-chaves: TICS, ENSINO DE QUÍMICA, PRATICA DOCENTE Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21462
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 951
    "inscrito_id" => 1593
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) NO CURRICULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR"
    "resumo" => """
      O presente artigo pretende discutir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no curriculum de licenciatura em Química e os saberes necessários ao docente para atuar frente a um mundo cada vez mais tecnológico. Em primeiro momento, será feita uma reflexão do papel do professor e das NTIC no ensino de Química como ferramenta motivadora e transformadora. Posteriormente, será analisada a importância da inclusão das NTIC no currículo de licenciatura em Química, através de uma pesquisa com a turma concluinte de Licenciatura em Química 2011.1 CFP/UFCG, frente ao desafio da utilização das tecnologias no âmbito acadêmico. \r\n
      Dos 18 graduandos 59% afirmaram que as NTIC na formação acadêmica contribuem de forma significativa para a formação do futuro professor. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, faz-se necessário que o professor utilize as novas tecnologias como recurso metodológico na ação educativa.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TICS, ENSINO DE QUÍMICA, PRATICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID1593_12082016125618.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELICÍA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELÍCIA MARIA"
    "autor_email" => "soufeliciafernandes@gmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21462
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 951
    "inscrito_id" => 1593
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) NO CURRICULO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR"
    "resumo" => """
      O presente artigo pretende discutir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no curriculum de licenciatura em Química e os saberes necessários ao docente para atuar frente a um mundo cada vez mais tecnológico. Em primeiro momento, será feita uma reflexão do papel do professor e das NTIC no ensino de Química como ferramenta motivadora e transformadora. Posteriormente, será analisada a importância da inclusão das NTIC no currículo de licenciatura em Química, através de uma pesquisa com a turma concluinte de Licenciatura em Química 2011.1 CFP/UFCG, frente ao desafio da utilização das tecnologias no âmbito acadêmico. \r\n
      Dos 18 graduandos 59% afirmaram que as NTIC na formação acadêmica contribuem de forma significativa para a formação do futuro professor. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, faz-se necessário que o professor utilize as novas tecnologias como recurso metodológico na ação educativa.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "TICS, ENSINO DE QUÍMICA, PRATICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID1593_12082016125618.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELICÍA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELÍCIA MARIA"
    "autor_email" => "soufeliciafernandes@gmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo pretende discutir o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no curriculum de licenciatura em Química e os saberes necessários ao docente para atuar frente a um mundo cada vez mais tecnológico. Em primeiro momento, será feita uma reflexão do papel do professor e das NTIC no ensino de Química como ferramenta motivadora e transformadora. Posteriormente, será analisada a importância da inclusão das NTIC no currículo de licenciatura em Química, através de uma pesquisa com a turma concluinte de Licenciatura em Química 2011.1 CFP/UFCG, frente ao desafio da utilização das tecnologias no âmbito acadêmico. Dos 18 graduandos 59% afirmaram que as NTIC na formação acadêmica contribuem de forma significativa para a formação do futuro professor. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, faz-se necessário que o professor utilize as novas tecnologias como recurso metodológico na ação educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.