Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EMPODERAMENTO DO GÊNERO FEMININO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NUMA VISÃO PSICANALÍTICA

Palavra-chaves: MULHER, GÊNERO, EDUCAÇÃO ESCOLAR, PSICANÁLISE, PSICANÁLISE Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

É bastante peculiar a noção de mundo de uma mulher que retorna aos estudos depois de adulta, após anos afastada do espaço escolar, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida. Quem são essas mulheres que escrevem sobre si? Como são representadas essas mulheres? Nesta perspectiva, este trabalho objetivou-se em compreender a importância das representações sociais, da concepção de gênero e da educação escolar em uma visão Psicanalítica, sua ação transformadora e reparadora na vida das mulheres como forma de suprir traumas inconscientes gerados durante o período longe do ambiente sapiencial, demonstrados nos relatos escritos e como estas senhoras a partir da educação escolar, conseguiram sobressair e se firmarem como: mulher, cidadã, provedora do lar e empoderando-se do seu espaço no mundo. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Antônio Guedes de Andrade, com treze alunas, e teve um caráter qualitativo, onde se utilizou como instrumentos para a obtenção dos dados a elaboração de um memorial e relatos orais. Os resultados obtidos pontuaram fatores para uma aluna poder abandonar os estudos, explicitaram os processos de ressignificação e resiliência de suas escolhas, evidenciaram a importância do espaço escolar na recuperação da estima dessas mulheres, remetendo-se ao processo de empoderamento das mesmas, emancipando-as educacionalmente.

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