Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA MATEMÁTICA E A FALTA DE INFRAESTRUTURA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Palavra-chaves: INSUMOS PEDAGÓGICOS, MATEMÁTICA, INCENTIVO GOVERNAMENTAL Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir a realidade de professores de matemática e as dificuldades que enfrentam para que ensinem aos alunos essa ciência que é tida como difícil para a maioria dos estudantes, ainda mais diante da grande falta de insumos pedagógicos. Esta pesquisa foi realizada, principalmente, com professores da cidade de Vitoria da Conquista, no Estado da Bahia, mas também em cidades circunvizinhas como as cidades de Caculé e Barra da Estiva. Para a coleta de dados foi proposto um questionário aos docentes onde puderam expor seus pontos de vista frente ao que a Constituição Brasileira, no seu artigo 206, defende sobre a educação, e o que está sendo realmente efetivado no país. A partir da pesquisa, foi constatado que o principal tema abordado pelos professores seria a falta de infraestrutura para que possam trabalhar e, assim, estimular seus alunos ao ensino abordado. Tendo em vista que a pesquisa foi realizada entre professores de escolas e faculdades públicas e particulares, as respostas obtidas foram, de certa forma, um pouco surpreendentes. Deixa-se claro que, os insumos pedagógicos não são um parâmetro para o nível de educação, mas sim uma forma de estimular e explorar os conhecimentos dos professores e alunos.

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