Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMÁTICA, JOGO, PRÁTICA DOS EDUCADORES Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21616
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 776
    "inscrito_id" => 2027
    "titulo" => "O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição do jogo no processo de ensino aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, enfatizaremos as contribuições do jogo como uma estratégia metodológica que influencia de forma positiva no aprendizado dos educandos. Nessa óptica, os educadores em suas práticas cotidianas devem utilizar os jogos para ensinar a Matemática contextualizada com a realidade dos educandos. Sendo assim, o jogo não será apenas um entretenimento, mas servirá como uma ferramenta pedagógica positiva. Diante desse cenário, compreendemos que o ensino da Matemática a partir do recurso pedagógico - o jogo - constitui-se como um recurso eficaz de aprendizagem para os educandos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e organização do pensamento. Portanto, o Ensino da Matemática tem grande relevância no que diz respeito à formação integral - nas múltiplas dimensões – do ser humano. Nesse sentido, percebemos a importância de um ensino abrangente, contextualizado com a realidade de vida dos educandos, para proporcionar uma ampliação dos conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, JOGO, PRÁTICA DOS EDUCADORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID2027_10082016085750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍDIA RIBEIRO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "LÍDIA RIBEIRO "
    "autor_email" => "lidia_jesuscristo@hotmail"
    "autor_ies" => "UFCG "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21616
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 776
    "inscrito_id" => 2027
    "titulo" => "O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição do jogo no processo de ensino aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, enfatizaremos as contribuições do jogo como uma estratégia metodológica que influencia de forma positiva no aprendizado dos educandos. Nessa óptica, os educadores em suas práticas cotidianas devem utilizar os jogos para ensinar a Matemática contextualizada com a realidade dos educandos. Sendo assim, o jogo não será apenas um entretenimento, mas servirá como uma ferramenta pedagógica positiva. Diante desse cenário, compreendemos que o ensino da Matemática a partir do recurso pedagógico - o jogo - constitui-se como um recurso eficaz de aprendizagem para os educandos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e organização do pensamento. Portanto, o Ensino da Matemática tem grande relevância no que diz respeito à formação integral - nas múltiplas dimensões – do ser humano. Nesse sentido, percebemos a importância de um ensino abrangente, contextualizado com a realidade de vida dos educandos, para proporcionar uma ampliação dos conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, JOGO, PRÁTICA DOS EDUCADORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID2027_10082016085750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍDIA RIBEIRO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "LÍDIA RIBEIRO "
    "autor_email" => "lidia_jesuscristo@hotmail"
    "autor_ies" => "UFCG "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição do jogo no processo de ensino aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, enfatizaremos as contribuições do jogo como uma estratégia metodológica que influencia de forma positiva no aprendizado dos educandos. Nessa óptica, os educadores em suas práticas cotidianas devem utilizar os jogos para ensinar a Matemática contextualizada com a realidade dos educandos. Sendo assim, o jogo não será apenas um entretenimento, mas servirá como uma ferramenta pedagógica positiva. Diante desse cenário, compreendemos que o ensino da Matemática a partir do recurso pedagógico - o jogo - constitui-se como um recurso eficaz de aprendizagem para os educandos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e organização do pensamento. Portanto, o Ensino da Matemática tem grande relevância no que diz respeito à formação integral - nas múltiplas dimensões – do ser humano. Nesse sentido, percebemos a importância de um ensino abrangente, contextualizado com a realidade de vida dos educandos, para proporcionar uma ampliação dos conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.