Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MANUSEIO DO DINHEIRO E A PRÁTICA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SISTEMA MONETÁRIO, MATERIAL MANIPULÁVEL, DEFICIENTE INTELECTUAL Comunicação Oral (CO) Educação Especial
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho incentivado com as discussões surgidas durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III do curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE) se propõe a investigar como os alunos com deficiência intelectual da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bezerros (APAE Bezerros), município de Bezerros-PE manuseiam o dinheiro em situações-problemas cotidianas, além de contribuir para o aprendizado sobre as cédulas e moedas e utilização das mesmas. Tendo em vista que, na maioria dos casos as pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades nas habilidades de contagem. Nele destaca-se a importância de se discutir Educação Especial e Educação Inclusiva no âmbito educacional, visando uma sociedade inclusiva, tanto no contexto educacional como comunitário. Buscando identificar as especificidades de cada um dos alunos com deficiência mental. A análise dos dados permitiu verificar quais dos critérios usados os alunos conseguem identificar e trabalhar, tendo o situação-problema cotidiano do manuseio de dinheiro como exemplo dessa situação. Ressaltando que o manuseio do dinheiro é uma atividade importante para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e pode ser utilizado não só como meio de aprendizagem escolar, mas com proveito para o dia a dia dos mesmos. Possibilitando a pessoa com deficiência independência frente aos desafios e responsabilidades, que todo cidadão tem por direitos e deveres. Como resultado, concluímos que 80% dos alunos, que participaram da pesquisa, com deficiência intelectual conseguiram reconhecer e diferenciar as cédulas e as moedas que compõe o sistema monetário brasileiro. Dessa maneira, a matemática pode alcançar o objetivo de desenvolver a autoconfiança do aluno com deficiência e formar para a cidadania. E para isso, faz-se necessário um ensino da matemática contextualizado e com significado, voltado para a preparação dessas pessoas. Uma vez que sua importância está diretamente ligada à sobrevivência do ser humano em uma perspectiva social, histórica e cultural.

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