Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PEDAGOGO HOSPITALAR: ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES

Palavra-chaves: PEDAGOGIA HOSPITALAR, PEDAGOGO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Pôster (PO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21670
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1373
    "inscrito_id" => 2286
    "titulo" => "O PEDAGOGO HOSPITALAR: ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "Educação e saúde são áreas distintas, no entanto, se complementam. Uma não existe com qualidade sem a outra. Nesse artigo, fatores associados a ambas, são trabalhados. Sabemos que a educação vai além dos muros da escola. Fundamentado nesse viés, o curso de pedagogia se expandiu, criando a modalidade Pedagogia Hospitalar. Nesse novo ambiente de aprendizagem surge um novo profissional: o pedagogo hospitalar, que de imediato, tem a árdua missão de conciliar educação e saúde. Nesse aspecto, o objetivo do trabalho foi conhecer mais detalhadamente o que é a pedagogia hospitalar e saber como o pedagogo atua no hospital, pois sabemos que a formação em Pedagogia faz este profissional compreender o desenvolvimento humano, em especial o da criança, com isso, torna-se um suporte psico-cognitivo para a criança enferma e/ou hospitalizada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, discute-se, no primeiro momento, a pedagogia hospitalar, dando ênfase na atuação do pedagogo em ambientes hospitalares. Depois, a relação do pedagogo com a criança hospitalizada e, por fim, a atuação do pedagogo no hospital. Os resultados mostram as múltiplas formas de atuação do profissional pedagogo, agir e atuar junto com a equipe multiprofissional do hospital, quando cuidam de crianças em tratamento de saúde. Questões relacionadas a relevância da presença do pedagogo junto à criança enferma também são apontadas na pesquisa. Assim, amenizar a ansiedade e o medo da morte será uma atividade constante do pedagogo junto à criança enferma, orientando-a sempre que solicitado sobre seu estado de saúde, fazendo com que o assunto “morte” não seja um tabu."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, PEDAGOGO, SAÚDE, EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID2286_14082016202438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO JOSE ARAUJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TONNY LIMA"
    "autor_email" => "antoniojosearaujolima@hot"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21670
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1373
    "inscrito_id" => 2286
    "titulo" => "O PEDAGOGO HOSPITALAR: ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "Educação e saúde são áreas distintas, no entanto, se complementam. Uma não existe com qualidade sem a outra. Nesse artigo, fatores associados a ambas, são trabalhados. Sabemos que a educação vai além dos muros da escola. Fundamentado nesse viés, o curso de pedagogia se expandiu, criando a modalidade Pedagogia Hospitalar. Nesse novo ambiente de aprendizagem surge um novo profissional: o pedagogo hospitalar, que de imediato, tem a árdua missão de conciliar educação e saúde. Nesse aspecto, o objetivo do trabalho foi conhecer mais detalhadamente o que é a pedagogia hospitalar e saber como o pedagogo atua no hospital, pois sabemos que a formação em Pedagogia faz este profissional compreender o desenvolvimento humano, em especial o da criança, com isso, torna-se um suporte psico-cognitivo para a criança enferma e/ou hospitalizada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, discute-se, no primeiro momento, a pedagogia hospitalar, dando ênfase na atuação do pedagogo em ambientes hospitalares. Depois, a relação do pedagogo com a criança hospitalizada e, por fim, a atuação do pedagogo no hospital. Os resultados mostram as múltiplas formas de atuação do profissional pedagogo, agir e atuar junto com a equipe multiprofissional do hospital, quando cuidam de crianças em tratamento de saúde. Questões relacionadas a relevância da presença do pedagogo junto à criança enferma também são apontadas na pesquisa. Assim, amenizar a ansiedade e o medo da morte será uma atividade constante do pedagogo junto à criança enferma, orientando-a sempre que solicitado sobre seu estado de saúde, fazendo com que o assunto “morte” não seja um tabu."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, PEDAGOGO, SAÚDE, EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID2286_14082016202438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO JOSE ARAUJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TONNY LIMA"
    "autor_email" => "antoniojosearaujolima@hot"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Educação e saúde são áreas distintas, no entanto, se complementam. Uma não existe com qualidade sem a outra. Nesse artigo, fatores associados a ambas, são trabalhados. Sabemos que a educação vai além dos muros da escola. Fundamentado nesse viés, o curso de pedagogia se expandiu, criando a modalidade Pedagogia Hospitalar. Nesse novo ambiente de aprendizagem surge um novo profissional: o pedagogo hospitalar, que de imediato, tem a árdua missão de conciliar educação e saúde. Nesse aspecto, o objetivo do trabalho foi conhecer mais detalhadamente o que é a pedagogia hospitalar e saber como o pedagogo atua no hospital, pois sabemos que a formação em Pedagogia faz este profissional compreender o desenvolvimento humano, em especial o da criança, com isso, torna-se um suporte psico-cognitivo para a criança enferma e/ou hospitalizada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, discute-se, no primeiro momento, a pedagogia hospitalar, dando ênfase na atuação do pedagogo em ambientes hospitalares. Depois, a relação do pedagogo com a criança hospitalizada e, por fim, a atuação do pedagogo no hospital. Os resultados mostram as múltiplas formas de atuação do profissional pedagogo, agir e atuar junto com a equipe multiprofissional do hospital, quando cuidam de crianças em tratamento de saúde. Questões relacionadas a relevância da presença do pedagogo junto à criança enferma também são apontadas na pesquisa. Assim, amenizar a ansiedade e o medo da morte será uma atividade constante do pedagogo junto à criança enferma, orientando-a sempre que solicitado sobre seu estado de saúde, fazendo com que o assunto “morte” não seja um tabu.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.