Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LITERATURA, CRIANÇAS. Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21690
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 1769
    "titulo" => "O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo através de bibliografia especializada a cerca das práticas de aquisição da leitura/literatura, identificando se os textos literários influenciam os alunos a se transformarem em bons leitores no ciclo de alfabetização e letramento, observando ainda se os textos literários influenciam naturalmente seus alunos a se transformarem em bons leitores. Para tanto, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica em vários autores na qual foi constatada que a leitura literária no ciclo da alfabetização é a principal forma de aquisição de conhecimento e de desenvolvimento da linguagem, e que o aperfeiçoamento da leitura, se dá através da prática, implicando necessariamente no desenvolvimento da capacidade comunicativa do sujeito e, por extensão melhorar sua socialização. De acordo com os resultados, os que professores alfabetizadores devem oportunizar aos estudantes o contato com vários tipos de leitura que permitam o desenvolvimento crítico. Sendo assim, não basta gostar, é preciso criar o hábito. Os estudantes podem desenvolver o hábito de leitura vendo seus professores, pais e colegas lendo diariamente. É preciso compreender o papel da escola, do professor e dos pais em proporcionar meios para inserção do aluno à cultura letrada e escrita. É importante que o educador na condução de seu trabalho crie um ambiente favorável à aprendizagem em que sejam trabalhados autoestima, confiança, respeito mútuo e valorização do aluno. O ambiente deve ser desafiador e com nível aceitável de tensões e cobranças, uma vez que este, não apresente desafios que não cause nenhum tipo de ansiedade. O aprendizado nos primeiros anos de escolarização é uma etapa essencial na vida de uma criança que certamente deixará marcas duráveis na sua vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LITERATURA, CRIANÇAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1769_06072016235244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEUSILANDE MUNIZ DEUSDARÁ LUZ"
    "autor_nome_curto" => "LANDE MUNIZ"
    "autor_email" => "lannde@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21690
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 1769
    "titulo" => "O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo através de bibliografia especializada a cerca das práticas de aquisição da leitura/literatura, identificando se os textos literários influenciam os alunos a se transformarem em bons leitores no ciclo de alfabetização e letramento, observando ainda se os textos literários influenciam naturalmente seus alunos a se transformarem em bons leitores. Para tanto, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica em vários autores na qual foi constatada que a leitura literária no ciclo da alfabetização é a principal forma de aquisição de conhecimento e de desenvolvimento da linguagem, e que o aperfeiçoamento da leitura, se dá através da prática, implicando necessariamente no desenvolvimento da capacidade comunicativa do sujeito e, por extensão melhorar sua socialização. De acordo com os resultados, os que professores alfabetizadores devem oportunizar aos estudantes o contato com vários tipos de leitura que permitam o desenvolvimento crítico. Sendo assim, não basta gostar, é preciso criar o hábito. Os estudantes podem desenvolver o hábito de leitura vendo seus professores, pais e colegas lendo diariamente. É preciso compreender o papel da escola, do professor e dos pais em proporcionar meios para inserção do aluno à cultura letrada e escrita. É importante que o educador na condução de seu trabalho crie um ambiente favorável à aprendizagem em que sejam trabalhados autoestima, confiança, respeito mútuo e valorização do aluno. O ambiente deve ser desafiador e com nível aceitável de tensões e cobranças, uma vez que este, não apresente desafios que não cause nenhum tipo de ansiedade. O aprendizado nos primeiros anos de escolarização é uma etapa essencial na vida de uma criança que certamente deixará marcas duráveis na sua vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LITERATURA, CRIANÇAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1769_06072016235244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEUSILANDE MUNIZ DEUSDARÁ LUZ"
    "autor_nome_curto" => "LANDE MUNIZ"
    "autor_email" => "lannde@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo através de bibliografia especializada a cerca das práticas de aquisição da leitura/literatura, identificando se os textos literários influenciam os alunos a se transformarem em bons leitores no ciclo de alfabetização e letramento, observando ainda se os textos literários influenciam naturalmente seus alunos a se transformarem em bons leitores. Para tanto, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica em vários autores na qual foi constatada que a leitura literária no ciclo da alfabetização é a principal forma de aquisição de conhecimento e de desenvolvimento da linguagem, e que o aperfeiçoamento da leitura, se dá através da prática, implicando necessariamente no desenvolvimento da capacidade comunicativa do sujeito e, por extensão melhorar sua socialização. De acordo com os resultados, os que professores alfabetizadores devem oportunizar aos estudantes o contato com vários tipos de leitura que permitam o desenvolvimento crítico. Sendo assim, não basta gostar, é preciso criar o hábito. Os estudantes podem desenvolver o hábito de leitura vendo seus professores, pais e colegas lendo diariamente. É preciso compreender o papel da escola, do professor e dos pais em proporcionar meios para inserção do aluno à cultura letrada e escrita. É importante que o educador na condução de seu trabalho crie um ambiente favorável à aprendizagem em que sejam trabalhados autoestima, confiança, respeito mútuo e valorização do aluno. O ambiente deve ser desafiador e com nível aceitável de tensões e cobranças, uma vez que este, não apresente desafios que não cause nenhum tipo de ansiedade. O aprendizado nos primeiros anos de escolarização é uma etapa essencial na vida de uma criança que certamente deixará marcas duráveis na sua vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.