Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O referido artigo é resultante de uma coleta de dados efetuada em uma instituição pública da rede municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras – PB, a qual constituiu uma atividade da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Tal atividade objetivou observar e analisar como se organiza a ação pedagógica na educação infantil, aspectos tais como: espaço em sala de aula, organização do tempo, interações entre os membros que compõem a comunidade escolar, disponibilidade de materiais pedagógicos, experiências de cuidado/educação, entre outros. Para a revisão de literatura buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Barbosa (2006), Bujes (2001), Horn (2012), Silva (1996), além de consultar bases legais tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (1998). A metodologia utilizada foi uma observação estruturada, realizada em uma sala de educação infantil do pré 1. A educação Infantil tem um papel incontestável na vida das crianças provenientes das mais diversas conjunturas e contextos econômicos, sociais e culturais. Ela constitui-se em um espaço de intensas aprendizagens, no qual se constrói conhecimentos e saberes por meio de interações com as mais diversas pessoas e/ou situações. As observações realizadas indicam que, apesar de alguns avanços na Educação Infantil, ainda há muito pelo que se lutar. Salas numerosas que dificultam o acompanhamento individual das crianças - primordial nesta etapa da Educação Básica - por parte do professor; formação docente que possibilite melhorias nas práticas, de modo a haver maior atenção à articulação entre educação, cuidado e brincadeira; maior atenção aos materiais e ao acesso destes, por parte das crianças; uma organização do tempo que respeite o tempo das crianças, dentre outras tantas dimensões.

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