O trabalho em tela apresenta parte de nosso estudo de doutorado sobre a avaliação do Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acerca das suas contribuições para a permanência e o bom desempenho acadêmico dos seus estudantes com deficiência. A pesquisa, concluída no ano de 2012, foi realizada nos cursos de Pedagogia, História, Filosofia, Comunicação Social, Serviço Social, Direito e Física, contando como sujeitos: estudantes com deficiência, seus respectivos tutores especiais, professores e a coordenadora do referido Programa. Na coleta de dados utilizamos como técnicas: análise documental, questionários, entrevistas e registro de observações. Na análise dos dados, dentre as constatações obtidas, levantamos a tese de que o Programa de Tutoria da UEPB é um tipo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior, com características e adaptações peculiares, ocorrendo de maneira diferenciada do AEE criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto (MEC) para a educação básica. Assim, esta experiência da UEPB, sendo pioneira dentre as universidades brasileiras, poderá servir como uma proposta a ser socializada com outras universidades do país, uma vez que o MEC ainda não dispõe de uma política de AEE para o ensino superior.