Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, FOTOGRAFANDO A FLORA NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: BOTÂNICA, ESCOLAR, EXPOSIÇÃO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21761
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2645
    "inscrito_id" => 4875
    "titulo" => "O USO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, FOTOGRAFANDO A FLORA NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "A definição de coleção didática pressupõe uma utilização voltada para o ensino, em demonstração e em atividades de preparação para o trabalho docente, nas coleções didáticas podemos encontrar uma variedade de objetos, tanto com características científicas quanto com aquelas de caráter mais didático que podem ser utilizados para se aprofundar os conhecimentos em determinadas área e que servirão para estudo de outros alunos, devido à falta de recursos disponíveis que ajudam no aprendizado do aluno dentro e fora de sala de aula, é que existe uma grande decadência no uso de novas metodologias que aprimorem o ensino voltado para ciências, relacionando a teoria dento de sala de aula e a prática. Apesar da sua praticidade e importância, o uso de coleções didáticas é pouco disseminado nas escolas, dai a sua importância, pois com esses recursos o ensino de biologia se torna mais atrativo ao olhar dos alunos e assim facilita sua compreensão pelos mesmos. Com isso objetivou-se registrar a diversidade da natureza floral encontradas no campus Caxias, por meio de fotografias para posterior exposição e para uso de outros alunos. Antes de iniciar a atividade, foi exposto em sala o objetivo da atividade e seus procedimentos. Portanto os alunos divididos em grupos desenvolveram a atividade, escolhendo locais diferentes para o registro das fotos e as suas melhores fotos para exposição, durante a exposição foram escolhidas as quatro fotografias mais interessantes de cada grupo por professores do Campus para a posterior apresentação. Com a realização dessa atividade, percebeu-se que houve uma maior interação e curiosidade dos alunos pela atividade, apesar do conhecimento que fora proporcionado pela prática aos alunos, pois o Campus Caxias possui uma rica diversidade de plantas e animais favorecendo assim o enriquecimento da atividade com os alunos, bem como o aprimoramento do conhecimento dos mesmos com relação à flora local, o que possibilitou também um maior conhecimento sobre as variadas espécies de plantas do campus"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ESCOLAR, EXPOSIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4875_17082016142101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY MYKAELLY DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANNY MYKAELLY"
    "autor_email" => "nya-sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21761
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2645
    "inscrito_id" => 4875
    "titulo" => "O USO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, FOTOGRAFANDO A FLORA NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "A definição de coleção didática pressupõe uma utilização voltada para o ensino, em demonstração e em atividades de preparação para o trabalho docente, nas coleções didáticas podemos encontrar uma variedade de objetos, tanto com características científicas quanto com aquelas de caráter mais didático que podem ser utilizados para se aprofundar os conhecimentos em determinadas área e que servirão para estudo de outros alunos, devido à falta de recursos disponíveis que ajudam no aprendizado do aluno dentro e fora de sala de aula, é que existe uma grande decadência no uso de novas metodologias que aprimorem o ensino voltado para ciências, relacionando a teoria dento de sala de aula e a prática. Apesar da sua praticidade e importância, o uso de coleções didáticas é pouco disseminado nas escolas, dai a sua importância, pois com esses recursos o ensino de biologia se torna mais atrativo ao olhar dos alunos e assim facilita sua compreensão pelos mesmos. Com isso objetivou-se registrar a diversidade da natureza floral encontradas no campus Caxias, por meio de fotografias para posterior exposição e para uso de outros alunos. Antes de iniciar a atividade, foi exposto em sala o objetivo da atividade e seus procedimentos. Portanto os alunos divididos em grupos desenvolveram a atividade, escolhendo locais diferentes para o registro das fotos e as suas melhores fotos para exposição, durante a exposição foram escolhidas as quatro fotografias mais interessantes de cada grupo por professores do Campus para a posterior apresentação. Com a realização dessa atividade, percebeu-se que houve uma maior interação e curiosidade dos alunos pela atividade, apesar do conhecimento que fora proporcionado pela prática aos alunos, pois o Campus Caxias possui uma rica diversidade de plantas e animais favorecendo assim o enriquecimento da atividade com os alunos, bem como o aprimoramento do conhecimento dos mesmos com relação à flora local, o que possibilitou também um maior conhecimento sobre as variadas espécies de plantas do campus"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ESCOLAR, EXPOSIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4875_17082016142101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY MYKAELLY DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANNY MYKAELLY"
    "autor_email" => "nya-sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A definição de coleção didática pressupõe uma utilização voltada para o ensino, em demonstração e em atividades de preparação para o trabalho docente, nas coleções didáticas podemos encontrar uma variedade de objetos, tanto com características científicas quanto com aquelas de caráter mais didático que podem ser utilizados para se aprofundar os conhecimentos em determinadas área e que servirão para estudo de outros alunos, devido à falta de recursos disponíveis que ajudam no aprendizado do aluno dentro e fora de sala de aula, é que existe uma grande decadência no uso de novas metodologias que aprimorem o ensino voltado para ciências, relacionando a teoria dento de sala de aula e a prática. Apesar da sua praticidade e importância, o uso de coleções didáticas é pouco disseminado nas escolas, dai a sua importância, pois com esses recursos o ensino de biologia se torna mais atrativo ao olhar dos alunos e assim facilita sua compreensão pelos mesmos. Com isso objetivou-se registrar a diversidade da natureza floral encontradas no campus Caxias, por meio de fotografias para posterior exposição e para uso de outros alunos. Antes de iniciar a atividade, foi exposto em sala o objetivo da atividade e seus procedimentos. Portanto os alunos divididos em grupos desenvolveram a atividade, escolhendo locais diferentes para o registro das fotos e as suas melhores fotos para exposição, durante a exposição foram escolhidas as quatro fotografias mais interessantes de cada grupo por professores do Campus para a posterior apresentação. Com a realização dessa atividade, percebeu-se que houve uma maior interação e curiosidade dos alunos pela atividade, apesar do conhecimento que fora proporcionado pela prática aos alunos, pois o Campus Caxias possui uma rica diversidade de plantas e animais favorecendo assim o enriquecimento da atividade com os alunos, bem como o aprimoramento do conhecimento dos mesmos com relação à flora local, o que possibilitou também um maior conhecimento sobre as variadas espécies de plantas do campus

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.