Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, FRAÇÃO, MATERIAL CONCRETO Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21772
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1928
    "inscrito_id" => 9764
    "titulo" => "O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Matemática é uma disciplina ligada ao desenvolvimento social do homem. No âmbito escolar a Matemática é vista com grande dificuldade e desmotivação pelos alunos. É importante, então, enfatizar o respeito entre educandos e educadores, criando um caminho de mão dupla entre o ato de aprender e ensinar, respeitando a individualidade e estimulando a coletividade. Assim, a responsabilidade do educador é muito grande em seu fazer pedagógico, refletindo sobre sua metodologia usada em sala de aula. Com isso, faz-se necessário que o professor planeje e avalie suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atraentes.  Por isso, o estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender frações por meio da utilização de material concreto, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais que recomendam a utilização do material concreto, pois o mesmo é bastante significativo no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada trata-se da aplicação de uma sequência didática com a utilização do material concreto construído com cartolinas de diferentes cores, aplicada a 35 alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Petrolina-PE, possibilitando o aluno a ampliar seu conhecimento sobre fração. O resultado observado, com o uso do material concreto, foi a compreensão do conceito de fração, onde antes existia dificuldades. Podendo assim reverter o baixo desempenho na resolução de atividades envolvendo frações. Após a análise dos resultados, concluiu-se que quando o professor desenvolve atividades significativas com diferentes tipos de material concreto os alunos constroem esse conceito com mais facilidade, deixando de apenas memorizar as regras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, FRAÇÃO, MATERIAL CONCRETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID9764_15082016172003.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA REJANE REIS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARTA REIS"
    "autor_email" => "marta.3.r@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21772
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1928
    "inscrito_id" => 9764
    "titulo" => "O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Matemática é uma disciplina ligada ao desenvolvimento social do homem. No âmbito escolar a Matemática é vista com grande dificuldade e desmotivação pelos alunos. É importante, então, enfatizar o respeito entre educandos e educadores, criando um caminho de mão dupla entre o ato de aprender e ensinar, respeitando a individualidade e estimulando a coletividade. Assim, a responsabilidade do educador é muito grande em seu fazer pedagógico, refletindo sobre sua metodologia usada em sala de aula. Com isso, faz-se necessário que o professor planeje e avalie suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atraentes.  Por isso, o estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender frações por meio da utilização de material concreto, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais que recomendam a utilização do material concreto, pois o mesmo é bastante significativo no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada trata-se da aplicação de uma sequência didática com a utilização do material concreto construído com cartolinas de diferentes cores, aplicada a 35 alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Petrolina-PE, possibilitando o aluno a ampliar seu conhecimento sobre fração. O resultado observado, com o uso do material concreto, foi a compreensão do conceito de fração, onde antes existia dificuldades. Podendo assim reverter o baixo desempenho na resolução de atividades envolvendo frações. Após a análise dos resultados, concluiu-se que quando o professor desenvolve atividades significativas com diferentes tipos de material concreto os alunos constroem esse conceito com mais facilidade, deixando de apenas memorizar as regras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, FRAÇÃO, MATERIAL CONCRETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID9764_15082016172003.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA REJANE REIS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARTA REIS"
    "autor_email" => "marta.3.r@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Matemática é uma disciplina ligada ao desenvolvimento social do homem. No âmbito escolar a Matemática é vista com grande dificuldade e desmotivação pelos alunos. É importante, então, enfatizar o respeito entre educandos e educadores, criando um caminho de mão dupla entre o ato de aprender e ensinar, respeitando a individualidade e estimulando a coletividade. Assim, a responsabilidade do educador é muito grande em seu fazer pedagógico, refletindo sobre sua metodologia usada em sala de aula. Com isso, faz-se necessário que o professor planeje e avalie suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atraentes. Por isso, o estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender frações por meio da utilização de material concreto, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais que recomendam a utilização do material concreto, pois o mesmo é bastante significativo no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia abordada trata-se da aplicação de uma sequência didática com a utilização do material concreto construído com cartolinas de diferentes cores, aplicada a 35 alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Petrolina-PE, possibilitando o aluno a ampliar seu conhecimento sobre fração. O resultado observado, com o uso do material concreto, foi a compreensão do conceito de fração, onde antes existia dificuldades. Podendo assim reverter o baixo desempenho na resolução de atividades envolvendo frações. Após a análise dos resultados, concluiu-se que quando o professor desenvolve atividades significativas com diferentes tipos de material concreto os alunos constroem esse conceito com mais facilidade, deixando de apenas memorizar as regras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.