Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIENTAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I: OS PRIMEIROS CONTATOS COM A VIDA PROFESSORAL

Palavra-chaves: OEG I, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21812
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1666
    "inscrito_id" => 6048
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I: OS PRIMEIROS CONTATOS COM A VIDA PROFESSORAL"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto das experiências adquiridas ao longo da disciplina de Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia - OEG I, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/CAMEAM. A disciplina objetiva propiciar ao licenciando em Geografia, os primeiros contatos com a realidade escolar, à medida que este observa, conhece, analisa e desenvolve atividades de intervenção dentro do espaço escolar.  Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão com base na nossa observação e intervenção realizada na escola campo de estágio a partir do componente curricular, OEG I. Para a efetivação deste trabalho, realizamos algumas reflexões teórico-bibliográficas, nos aportando em autores que discutem temáticas ligadas ao estágio e ao ensino de Geografia, tais como Callai (2013), Lima (2012) e Pimenta e Lima (2010). Além das reflexões teóricas, realizamos observações na escola campo de estágio, bem como a execução de oficinas pedagógicas que nos propiciaram uma experiência integradora da vida professoral. Nesse aspecto, denotamos a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura por sua especificidade de permitir o estagiário o desvendar e o vivenciar a realidade do ensino. Por fim, Acreditamos que exercer a docência através da ciência geográfica é antes de tudo, um compromisso com a sociedade, onde nos vemos como mediadores e construtores do conhecimento em conjunto com os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "OEG I, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6048_15082016121448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY PRISCILA"
    "autor_email" => "raianypriscila_@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21812
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1666
    "inscrito_id" => 6048
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I: OS PRIMEIROS CONTATOS COM A VIDA PROFESSORAL"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto das experiências adquiridas ao longo da disciplina de Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia - OEG I, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/CAMEAM. A disciplina objetiva propiciar ao licenciando em Geografia, os primeiros contatos com a realidade escolar, à medida que este observa, conhece, analisa e desenvolve atividades de intervenção dentro do espaço escolar.  Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão com base na nossa observação e intervenção realizada na escola campo de estágio a partir do componente curricular, OEG I. Para a efetivação deste trabalho, realizamos algumas reflexões teórico-bibliográficas, nos aportando em autores que discutem temáticas ligadas ao estágio e ao ensino de Geografia, tais como Callai (2013), Lima (2012) e Pimenta e Lima (2010). Além das reflexões teóricas, realizamos observações na escola campo de estágio, bem como a execução de oficinas pedagógicas que nos propiciaram uma experiência integradora da vida professoral. Nesse aspecto, denotamos a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura por sua especificidade de permitir o estagiário o desvendar e o vivenciar a realidade do ensino. Por fim, Acreditamos que exercer a docência através da ciência geográfica é antes de tudo, um compromisso com a sociedade, onde nos vemos como mediadores e construtores do conhecimento em conjunto com os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "OEG I, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6048_15082016121448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY PRISCILA"
    "autor_email" => "raianypriscila_@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho é fruto das experiências adquiridas ao longo da disciplina de Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia - OEG I, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/CAMEAM. A disciplina objetiva propiciar ao licenciando em Geografia, os primeiros contatos com a realidade escolar, à medida que este observa, conhece, analisa e desenvolve atividades de intervenção dentro do espaço escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão com base na nossa observação e intervenção realizada na escola campo de estágio a partir do componente curricular, OEG I. Para a efetivação deste trabalho, realizamos algumas reflexões teórico-bibliográficas, nos aportando em autores que discutem temáticas ligadas ao estágio e ao ensino de Geografia, tais como Callai (2013), Lima (2012) e Pimenta e Lima (2010). Além das reflexões teóricas, realizamos observações na escola campo de estágio, bem como a execução de oficinas pedagógicas que nos propiciaram uma experiência integradora da vida professoral. Nesse aspecto, denotamos a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura por sua especificidade de permitir o estagiário o desvendar e o vivenciar a realidade do ensino. Por fim, Acreditamos que exercer a docência através da ciência geográfica é antes de tudo, um compromisso com a sociedade, onde nos vemos como mediadores e construtores do conhecimento em conjunto com os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.