Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NAS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM E ACESSIBILIDADE COM PESSOAS CEGAS.

Palavra-chaves: ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE, PESSOAS CEGAS, INDEPENDENCIA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21813
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3283
    "inscrito_id" => 12196
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NAS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM E ACESSIBILIDADE COM PESSOAS CEGAS."
    "resumo" => "Resumo     Este artigo discute a modalidade Orientação e Mobilidade que é aplicada às pessoas cegas e de baixa visão. Enfatiza algumas estratégias, recursos e equipamentos necessários para assegurar, a essas pessoas, o acesso à sociedade e favorecer a aprendizagem do caminhar independente. Objetiva mostrar as possibilidades de superação dos alunos cegos do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) em sua locomoção e vem sugerir novas alternativas para que eles possam desenvolver suas habilidades no caminhar independente, levando em conta os fatores vivenciados que os impedem do direito à inclusão com autonomia. Oferece, também, subsídios para uma melhor compreensão da finalidade do caminhar independente e consequentemente mostra a inclusão dessas pessoas em várias dimensões do viver em sociedade. Baseia-se nos estudos, sobre a educação vista por Bernard Charlot quando o mesmo enfatiza a sociologia do sujeito, afirmando que este é um ser humano, um ser social, um ser singular, um sujeito, que age no e sobre o mundo e encontra a questão do saber como necessidade de aprender, produzindo a si próprio por meio da educação. Apresenta as narrativas de experiência de um professor de Orientação e Mobilidade como princípio de aplicação prática dessa modalidade além da pesquisa qualitativa com entrevista de profundidade, com vistas a perceber como as pessoas cegas avançam para a autonomia e independência. Desse modo os alunos cegos, puderam explorar o seu próprio caminho, descobrindo nele as referências, as pistas e sentindo o gosto da liberdade em se locomover. Obtiveram muitas conquistas nos últimos anos, porém, ainda são grandes os desafios que têm de enfrentar numa sociedade que ainda não desenvolveu a sensibilidade plena da acessibilidade no movimento de deslocamento para o outro. Apesar disso observa-se que elas podem sim trilhar um caminho que as conduza a sua autonomia nos dias de hoje. É exatamente com a prática da OM que constatamos essa conquista.  Palavras chave: Orientação e Mobilidade; Pessoas Cegas; Independência; Inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE, PESSOAS CEGAS, INDEPENDENCIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID12196_18082016192625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ZACARIAS DE SOUSA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO"
    "autor_email" => "jz.neto@uol.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO DE APOIO AO DEFICIENTE VISUAL DE MOSSORÓ- CADV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21813
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3283
    "inscrito_id" => 12196
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NAS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM E ACESSIBILIDADE COM PESSOAS CEGAS."
    "resumo" => "Resumo     Este artigo discute a modalidade Orientação e Mobilidade que é aplicada às pessoas cegas e de baixa visão. Enfatiza algumas estratégias, recursos e equipamentos necessários para assegurar, a essas pessoas, o acesso à sociedade e favorecer a aprendizagem do caminhar independente. Objetiva mostrar as possibilidades de superação dos alunos cegos do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) em sua locomoção e vem sugerir novas alternativas para que eles possam desenvolver suas habilidades no caminhar independente, levando em conta os fatores vivenciados que os impedem do direito à inclusão com autonomia. Oferece, também, subsídios para uma melhor compreensão da finalidade do caminhar independente e consequentemente mostra a inclusão dessas pessoas em várias dimensões do viver em sociedade. Baseia-se nos estudos, sobre a educação vista por Bernard Charlot quando o mesmo enfatiza a sociologia do sujeito, afirmando que este é um ser humano, um ser social, um ser singular, um sujeito, que age no e sobre o mundo e encontra a questão do saber como necessidade de aprender, produzindo a si próprio por meio da educação. Apresenta as narrativas de experiência de um professor de Orientação e Mobilidade como princípio de aplicação prática dessa modalidade além da pesquisa qualitativa com entrevista de profundidade, com vistas a perceber como as pessoas cegas avançam para a autonomia e independência. Desse modo os alunos cegos, puderam explorar o seu próprio caminho, descobrindo nele as referências, as pistas e sentindo o gosto da liberdade em se locomover. Obtiveram muitas conquistas nos últimos anos, porém, ainda são grandes os desafios que têm de enfrentar numa sociedade que ainda não desenvolveu a sensibilidade plena da acessibilidade no movimento de deslocamento para o outro. Apesar disso observa-se que elas podem sim trilhar um caminho que as conduza a sua autonomia nos dias de hoje. É exatamente com a prática da OM que constatamos essa conquista.  Palavras chave: Orientação e Mobilidade; Pessoas Cegas; Independência; Inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE, PESSOAS CEGAS, INDEPENDENCIA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID12196_18082016192625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ZACARIAS DE SOUSA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO"
    "autor_email" => "jz.neto@uol.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO DE APOIO AO DEFICIENTE VISUAL DE MOSSORÓ- CADV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo Este artigo discute a modalidade Orientação e Mobilidade que é aplicada às pessoas cegas e de baixa visão. Enfatiza algumas estratégias, recursos e equipamentos necessários para assegurar, a essas pessoas, o acesso à sociedade e favorecer a aprendizagem do caminhar independente. Objetiva mostrar as possibilidades de superação dos alunos cegos do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) em sua locomoção e vem sugerir novas alternativas para que eles possam desenvolver suas habilidades no caminhar independente, levando em conta os fatores vivenciados que os impedem do direito à inclusão com autonomia. Oferece, também, subsídios para uma melhor compreensão da finalidade do caminhar independente e consequentemente mostra a inclusão dessas pessoas em várias dimensões do viver em sociedade. Baseia-se nos estudos, sobre a educação vista por Bernard Charlot quando o mesmo enfatiza a sociologia do sujeito, afirmando que este é um ser humano, um ser social, um ser singular, um sujeito, que age no e sobre o mundo e encontra a questão do saber como necessidade de aprender, produzindo a si próprio por meio da educação. Apresenta as narrativas de experiência de um professor de Orientação e Mobilidade como princípio de aplicação prática dessa modalidade além da pesquisa qualitativa com entrevista de profundidade, com vistas a perceber como as pessoas cegas avançam para a autonomia e independência. Desse modo os alunos cegos, puderam explorar o seu próprio caminho, descobrindo nele as referências, as pistas e sentindo o gosto da liberdade em se locomover. Obtiveram muitas conquistas nos últimos anos, porém, ainda são grandes os desafios que têm de enfrentar numa sociedade que ainda não desenvolveu a sensibilidade plena da acessibilidade no movimento de deslocamento para o outro. Apesar disso observa-se que elas podem sim trilhar um caminho que as conduza a sua autonomia nos dias de hoje. É exatamente com a prática da OM que constatamos essa conquista. Palavras chave: Orientação e Mobilidade; Pessoas Cegas; Independência; Inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.